Início da Cúpula dos Povos na COP30: participação popular é indispensável para garantir justiça climática
Belém (PA) — Começa nesta quarta-feira (12/11) a Cúpula dos Povos na COP30, onde movimentos sociais, povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, populações periféricas, mulheres e juventudes se reúnem para afirmar algo fundamental: decisões sobre o clima precisam ser construídas com quem vive os impactos, e suas vozes devem ecoar para todas as zonas da COP, das discussões da Cúpula às mesas de negociação oficiais. Para a ActionAid Brasil, não existe transição justa sem participação popular no centro do debate.
Ana Paula Brandão, diretora Programática da ActionAid Brasil, afirma:
A Cúpula dos Povos é um espaço de escuta e trocas com especialistas e ativistas do mundo todo. No Brasil, temos uma cena política muito rica, com inúmeras organizações e movimentos com proposições concretas que precisam ser ouvidas pela sociedade e pelas estruturas oficiais da COP. A participação social não é complementar: é condição para que políticas climáticas tenham impacto real.
Ela reforça:
Políticas devem ser feitas para as pessoas e com as pessoas. Não há eficácia sem participação popular que informe, aprimore e dê vida real às decisões. A COP no Brasil tem a chance e o dever de garantir esse espaço representativo para quem vive e sofre as consequências dessas decisões.
Com 25 anos de atuação no Brasil, em parceria com organizações comunitárias em territórios urbanos, rurais, quilombolas e indígenas, a ActionAid trabalha com metodologias participativas que fortalecem capacidades locais para que comunidades sejam protagonistas no desenho e na implementação de políticas. Ou seja: sujeitos das políticas públicas, não apenas beneficiárias.
A ActionAid reforça que, se a COP30 pretende ser um marco global da transição justa, as vozes dos territórios precisam estar nas ruas e em todos os espaços de negociação — Zona Verde, Zona Azul e mesas oficiais. Porque transição justa não se decide sem considerar o poder dos povos.
Agenda da ActionAid durante a COP30
Além de acompanhar as negociações oficiais, a ActionAid realizará uma série de atividades abertas ao público em Belém. Entre os destaques, está o Tribunal Popular por uma Transição Justa, na Cúpula dos Povos, e ações de mobilização dentro da Zona Azul da COP. A programação completa está disponível aqui.
Sobre a ActionAid
A ActionAid é uma federação global que trabalha por um mundo livre da pobreza e da injustiça. Queremos ver um mundo justo, equitativo e sustentável, no qual todos tenham direito a uma vida digna e livre da pobreza e da opressão. Trabalhamos para alcançar a justiça social e a igualdade de gênero, e para erradicar a pobreza.
Para mais informações e solicitações de entrevistas: assessoria.imprensa@actionaid.org | 21 99502-1957
Ou
Usina da Comunicação Claudia Abreu Campos | claudia@usinadacomunicacao.com.br | 21 9-9299-8411 Daniel Bittencourt | daniel@usinadacomunicacao.com.br | 21 98839-9536 Vivian Abreu | vivian@usinadacomunicacao.com.br | 21 98138-5658
Releases que podem te interessar
COP 30: ActionAid promove Tribunal Popular por uma Transição Justa para denunciar casos de racismo ambiental e de violações de direitos
Saiba maisActionAid questiona novo fundo para florestas tropicais: 'Uma aposta arriscada'
Saiba maisApesar de necessários, vetos ao PL da Devastação e novos anúncios do Executivo mantêm cenário de incertezas, avalia ActionAid
Saiba maisActionAid participa da Conferência do Clima de Bonn, na Alemanha
Saiba mais