ActionAid condena bombardeio dos EUA à Venezuela e aponta violação do direito internacional
3 de janeiro de 2026 – A ActionAid condena com veemência o recente bombardeio dos Estados Unidos à Venezuela e a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, o que constitui uma grave violação do direito internacional e dos princípios centrais da Carta das Nações Unidas.
Brandon Wu, diretor de Políticas e Campanhas da ActionAid Estados Unidos, afirma:
“Embora a situação na Venezuela continue profundamente preocupante, o uso unilateral da força militar não é uma solução. Ações desse tipo minam as normas internacionais, intensificam a instabilidade e agravam o sofrimento humano.
O conflito está em ascensão; uma em cada seis pessoas foi exposta a conflitos em 2025. Em um momento em que a violência se espalha, a erosão de uma ordem internacional baseada em regras representa uma grave ameaça à paz global. Sob a atual administração, os Estados Unidos têm desrespeitado aberta e repetidamente o Estado de Direito, incluindo o assassinato de civis em águas internacionais e bombardeios unilaterais ilegais na Nigéria, Irã, Síria, Iêmen, Somália e, agora, na Venezuela.
A ActionAid conclama os Estados Unidos e todos os governos a respeitarem o direito internacional e a se comprometerem novamente com abordagens multilaterais fundamentadas na diplomacia, na responsabilização e no compromisso com os direitos humanos. Como aliados históricos, a União Europeia deve adotar uma ação diplomática baseada em princípios e efetiva, e exigir o fim das violações do direito internacional.
A ActionAid também apela ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para que se reúna com urgência a fim de tratar da situação e adotar medidas imediatas para defender a Carta da ONU e impedir uma nova escalada.
O mundo não precisa de mais violência; precisa de um compromisso renovado com a defesa do direito internacional, essencial para proteger civis e prevenir novos conflitos.”
Assessoria de imprensa:
Brandon Wu, diretor de Políticas e Campanhas da ActionAid EUA, está disponível como porta-voz.
Para solicitações, entre em contato com a nossa Assessoria de Imprensa via actionaid.imprensa@actionaid.org.
Sobre a ActionAid
A ActionAid é uma organização internacional que atua na promoção da justiça social, racial, de gênero e climática e pelo fim da pobreza em mais de 70 países, por meio de parcerias com outras organizações e movimentos sociais. No Brasil, a organização completa 25 anos de atuação, já tendo trabalhado em mais de 2.400 comunidades e beneficiado mais de 300 mil pessoas.
Releases que podem te interessar
Brasil registra queda na insegurança alimentar, mas desigualdades e ameaças persistem
Saiba maisActionAid reforça movimento da sociedade civil por veto de Lula ao PL da Devastação
Saiba maisActionAid se solidariza com Marina Silva e repudia violência política de gênero e raça
Saiba mais