Gazeta do Leste: Mulheres quebradeiras de coco babaçu do Maranhão ganham destaque em exposição fotográfica em Londres
As mulheres quilombolas quebradeiras de coco babaçu do Maranhão serão destaque na exposição fotográfica Women by Women, promovida pela organização internacional ActionAid, em Londres. A mostra, intitulada “Rooted in Resilience” (“Resiliência Enraizada”), estará aberta ao público de 9 a 12 de outubro, na Oxo Gallery, com entrada gratuita e acesso virtual.
As imagens são assinadas pela artista visual paraense Nay Jinknss, que viajou ao Maranhão para registrar o cotidiano de Kleidianny Ferreira, Bárbara dos Santos e Antônia Pereira — mulheres que têm no babaçu a principal fonte de sustento, identidade cultural e resistência. O trabalho fotográfico foi realizado no município de São Luís Gonzaga (MA), durante visitas às casas e comunidades dessas mulheres.
As quebradeiras retratadas fazem parte da Associação de Mulheres Quebradeiras de Coco (AMTQC) e contam com apoio da Associação em Área de Assentamento no Estado do Maranhão (ASSEMA), parceira da ActionAid há 25 anos. As entidades atuam juntas na defesa do território, da floresta e dos direitos das mulheres do campo e das comunidades tradicionais.
Clippings que podem te interessar
O Globo: COP30: Relatórios apontam que doações excluem periferias e ignoram a transição justa
Saiba maisO Globo: 'Direção certa' e 'falsa solução': entre apoio e críticas, ONGs repercutem fundo de florestas do Brasil
Saiba maisJornal do Tocantins: Expansão da soja e do milho ameaça sobrevivência de quebradeiras de coco babaçu
Saiba maisImirante: Quebradeira de coco maranhense é recebida por Duquesa de Edimburgo em Londres
Saiba mais