O que as infâncias nos ensinam sobre justiça climática?Livro "Pequenos Grandes Saberes" é resultado de um processo educativo e afetivo conduzido pela ActionAid junto a 350 crianças e adolescentes
Você já experimentou perguntar a crianças e adolescentes como elas explicariam o mundo à sua volta?
“Pequenos Grandes Saberes” é um glossário criado por meninas e meninos de várias partes do Brasil que, com palavras, desenhos e sonhos, nos ensinam sobre justiça climática, racismo ambiental e direitos.
Mais do que um livro, é uma viagem por vozes que nos convidam a enxergar a realidade com mais empatia, sensibilidade e coragem para transformar o mundo.
Sobre o glossário
A construção de um glossário climático pelo olhar de crianças e adolescentes é fruto de um processo educativo coletivo realizado pela ActionAid em conjunto com sete organizações parceiras.
A proposta nasceu do desejo de construir, com as crianças e para elas, um material que refletisse suas vivências, percepções e conhecimentos sobre justiça climática, racismo ambiental e desigualdades sociais.
O resultado é uma publicação inédita, com definições e ilustrações feitas por 350 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de seis estados brasileiros. Elas participaram de 14 oficinas lúdicas e colaborativas onde compartilharam suas experiências.
De forma livre e criativa, deram significado aos verbetes por meio de suas próprias palavras e desenhos, expressando como percebem as injustiças que atravessam seu cotidiano — e como sonham com um futuro mais justo, sustentável e antirracista.
Metodologia
Este glossário é fruto de um caminho construído desde 2022 junto às crianças e adolescentes atendidas pelas atividades de Vínculos Solidários no Brasil, que vivem em diversos territórios e são afetados por profundas desigualdades socioambientais.
Construção coletiva
Ao longo de três anos conversamos sobre racismo ambiental a partir de temas do dia a dia: acesso a água, saneamento básico e moradia. A cada ano, os debates foram se aprofundando e as trocas vividas nos mostraram a urgência de criar este livro — para dar visibilidade e registrar tudo o que foi aprendido e sentido ao longo desse processo.
A metodologia do glossário, desenvolvida pela equipe de Vínculos Solidários da ActionAid Brasil em parceria com organizações de base comunitária, está disponível no livro para ser replicada, adaptada e multiplicada por quem quiser realizar atividades semelhantes.
Terrirórios e histórias
As atividades que deram origem ao glossário foram realizadas em sete territórios, cada um com contextos próprios e experiências singulares frente às múltiplas formas de injustiça ambiental:
Complexo da Maré do Rio de Janeiro
Heliópolis em São Paulo
Povo Indígena Xakriabá do Norte de Minas Gerais
Comunidades Quilombolas e de Quebradeiras de Coco da Bahia e do Tocantins
Comunidades urbanas e rurais de Pernambuco
Valorizando saberes
Os territórios foram escolhidos a partir da atuação de organizações parceiras que desenvolvem trabalhos consistentes com infâncias negras, indígenas, quilombolas, urbanas rurais e com forte articulação comunitária.
Protagonismo infantil
Além dos verbetes, o livro reúne desenhos, histórias e aprendizados sobre formas de resistir. A publicação reafirma o protagonismo infantojuvenil e sua capacidade de atuar como agentes de mudança.
Junte-se a nós
“Pequenos grandes saberes” é um chamado à ação por justiça climática, racial e social
Ao divulgar e distribuir o livro, nosso objetivo é valorizar as vozes de meninas e meninos de territórios periféricos, inspirar práticas pedagógicas transformadoras e políticas públicas inclusivas e antirracistas.
Fazemos, assim, um convite à sociedade, ao poder público e às instituições para escutar com atenção e empatia essas vozes.
Baixe o livro
O livro reúne verbetes elaborados a partir dessas escutas, acompanhados de ilustrações e narrativas que revelam como as desigualdades ambientais impactam as infâncias no Brasil.
Além do glossário, a obra inclui um guia prático que permite replicar as atividades em outros territórios, estimulando a escuta ativa, a participação e a construção coletiva de conhecimento.