Iniciativas
A mudança é possível. E o poder das pessoas é o nosso maior recurso para vencer a pobreza e criar um mundo justo, equitativo e sustentável para todos.
Para isso atuamos em 75 países, tanto em regiões rurais quanto urbanas, em parceria com organizações locais para, junto às comunidades com que trabalhamos, identificar os principais desafios e desenhar soluções em conjunto e de longo prazo.
No Brasil, nosso trabalho envolve 18 organizações parceiras e alcança mais de 2.4 mil comunidades em 13 estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins – já tendo beneficiado mais de 300 mil pessoas.
Juntos, desenvolvemos iniciativas que geram resultados de longo prazo e promovem mudanças estruturais, garantindo direitos básicos das pessoas, como alimentação segura, educação para relações étnico raciais e igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.
Todas as pessoas têm direito a uma alimentação segura e de qualidade e isso depende do uso responsável do solo, água e florestas. Por isso, apoiamos iniciativas que promovem a agroecologia, uma agricultura sem veneno, sustentável e resiliente ao clima, que convive com o meio ambiente. Trabalhamos para garantir que agricultores e agricultoras familiares tenham controle sobre suas fontes de alimentos e modo de vida, por meio de assistência técnica, formações e intercâmbios, construção de bancos de sementes nativas e de tecnologias sociais de acesso a água, como cisternas e bioágua.
Veja na práticaA educação muda a vida das pessoas e transforma o mundo. Por isso, trabalhamos para que crianças e jovens tenham acesso a uma educação pública antirracista e de qualidade em áreas rurais e urbanas, e sejam formados para a vida e não apenas para o trabalho. Apoiamos uma educação contextualizada, que utiliza conteúdos que valorizam a cultura, identidade e práticas tradicionais dos alunos. Também investimos em iniciativas de reforço escolar e pré-vestibulares comunitários, para que crianças e jovens tenham melhores oportunidades de desenvolvimento.
Veja na práticaAcreditamos que é preciso empoderar as mulheres e meninas para que elas tenham autonomia e uma vida livre de violência. Por isso, elas estão no centro do nosso trabalho, protagonizando iniciativas em projetos de capacitação, geração de renda, agricultura sustentável, educação e combate à violência. Assim, garantimos que as meninas frequentem e permaneçam na escola, trabalhamos com as comunidades para acabar com a violência racial e de gênero e treinamos as mulheres nas habilidades necessárias para garantir seu sustento.
Veja na práticaTodas as pessoas têm o direito de participar e serem ouvidas em processos de decisão que afetam suas vidas. Mas o pouco acesso à informação limita o exercício da cidadania e perpetua o ciclo de injustiça social. Trabalhamos em iniciativas para ampliar a participação cidadã e evitar o retrocesso na perda de direitos conquistados, procurando garantir sua manutenção e ampliação, em especial na defesa de serviços públicos de qualidade que atendam às necessidades de todas as pessoas, independentemente de gênero, raça, idade, necessidades especiais, orientação sexual e contexto social.
Veja na práticaEm todo o mundo, levamos ajuda humanitária a pessoas afetadas por desastres naturais, deslocamentos forçados e conflitos, com programas de assistência emergencial, reconstrução e recuperação de longo prazo, capacitando mulheres locais para a liderança das ações. Nos últimos anos, respondemos à crise da pandemia do coronavírus em quatro continentes e trabalhamos em respostas a enchentes em Bangladesh e no Nordeste do Brasil, à seca no Chifre da África, às crises resultadas dos conflitos no Sudão, na Ucrânia e em Gaza, além dos devastadores terremotos na Síria e na Turquia.
Veja na práticaTrabalhamos em 75 países para realizar campanhas que mobilizem a sociedade e pressionem governos e instituições para agir na defesa de um mundo justo, livre de violência e por um futuro sustentável para todas as pessoas. Nossas campanhas podem ser locais, nacionais ou globais, mas sempre com uma abordagem adaptada a cada contexto. Fazemos isso trabalhando em conjunto com movimentos sociais, organizações e ativistas, articulando conexões com redes e alianças nacionais e internacionais, para amplificar as vozes das pessoas e construir um poderoso movimento de mudança.
Veja na práticaJuntos, fazemos acontecer
Saiba quem são nossos parceiros locais e conheça quem está fazendo a diferença junto com a gente no combate à pobreza.
ActionAid em ação
Aliança inovadora para desenvolver o primeiro sistema de educação pública antirracista no país.
Meninas e mulheres são protagonistas em ações de enfrentamento ao assédio e à violência sexual.