ActionAid faz apelo à comunidade internacional por fornecimento de combustível à Gaza
Sem eletricidade nos hospitais, bebês e idosos seguem correndo grave risco de morrer
24 de outubro de 2023
Nesta terça-feira, 24 de outubro, a ActionAid faz um apelo urgente à comunidade internacional, solicitando ação imediata para fornecimento de combustível à Gaza. À beira de ficarem sem energia elétrica, as vidas dos pacientes de hospitais, incluindo bebês e idosos, estão em grave risco.
As Nações Unidas afirmaram que pelo menos 120 recém-nascidos em incubadoras, dos quais 70 dependem de ventilação mecânica, correm risco de morrer devido à falta de combustível. De acordo com o Centro de Informações Palestino, os hospitais de Gaza costumam atender 1.100 pacientes com insuficiência renal, incluindo 38 crianças, com 13 mil sessões de diálise por mês. O hospital Shifa, o maior na Faixa de Gaza, está tratando mais de 5 mil pacientes – muito além de sua capacidade de 700 –, e abriga mais de 45 mil pessoas deslocadas internamente (em inglês, internally displaced people, IDPs).
Mãe grávida relata desespero
Somaya, uma mãe grávida que foi deslocada duas vezes com sua família desde o início dos bombardeios em Gaza, agora está abrigada em uma escola perto da cidade de Deir al Balah, no centro de Gaza. Ela está prestes a dar à luz nos próximos dias e conversou com a ActionAid sobre suas preocupações:
“Meus filhos estão gritando a noite toda, enquanto há bombardeios sobre nós. Estou grávida. No dia 28 do mês, estou programada para dar à luz, vou fazer uma cesariana. Para onde devo ir? Onde nascerá? Quando o bebê nascer, ele deve estar em um local limpo. Onde está a limpeza? O que podemos fazer?”.
Tudo isso é inteiramente evitável.
Estamos diante de uma encruzilhada, onde a ação imediata pode fazer a diferença entre a vida e a morte de milhares de civis. A ActionAid pede às pessoas, governos e organizações em todo o mundo que se unam e atuem de forma decisiva para enfrentar a urgente crise humanitária em Gaza – isso diz respeito à nossa humanidade coletiva.
Pedimos a todos os governos e à comunidade internacional que façam tudo ao seu alcance para promover um cessar-fogo imediato, reverter a ordem de evacuação em Gaza, garantir a proteção e segurança total dos civis e a assistência humanitária que pode salvar vidas agora.
Para mais informações, solicitações de entrevistas e imagens, entre em contato com:
assessoria.imprensa@actionaid.org.
Porta-vozes disponíveis:
Wisam Shweiki – Diretor de Programas da ActionAid Palestina
Riham Jafari, Coordenadora de Advocacy e Comunicação da ActionAid Palestina
Soraida Hussein-Sabbah, Especialista em Gênero e Advocacy da ActionAid Espanha, baseada em Ramallah.
Sobre a ActionAid
A ActionAid é uma organização global que trabalha com mais de 41 milhões de pessoas que vivem em mais de 71 dos países mais pobres do mundo. Queremos ver um mundo justo e sustentável, no qual todos desfrutem do direito a uma vida com dignidade e livre da pobreza e da opressão. Trabalhamos para alcançar justiça social, igualdade de gênero e erradicação da pobreza.