Seca no Chifre da África: milhões passam fome
Milhões de pessoas estão passando fome, por conta da seca, e necessitam de ajuda urgente na Etiópia, Somália e no Quênia. Esta já é considerada a maior crise humanitária do século e nossa equipe já está em campo distribuindo alimentos e água, mas a situação é crítica – e só piora.
Situação da crise
- É esperado que 600 mil crianças entre 6 meses e 5 anos sofram desnutrição aguda grave. Esse número ainda deve aumentar.
- 15 milhões de pessoas não terão acesso à água potável na Etiópia, no Quênia e na Somália, em 2017.
- Apenas no Quênia, mais de 2,7 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária. Mulheres e meninas estão caminhando até 9 km em busca de água, apontam relatórios da ActionAid.
- Na Etiópia, 3 milhões de mulheres e crianças estão com desnutrição aguda.
- As famílias mais vulneráveis estão consumindo uma refeição por dia; sendo que as mulheres e meninas culturalmente são as últimas a comer.
Milhões de pessoas correm o risco de morrer de fome
Não há comida, no ano passado tudo morreu. Os animais comem o que encontram: lixo, pedras, qualquer coisa. Eles ficam doentes e depois morrem. Eu tenho fome, meus filhos estão com fome.
Sadia Abdi Alin, Coordenador Executivo da ActionAid Somalilândia, conta o impacto que a fome está tendo nas comunidades e alerta que devemos ajudar antes que seja tarde demais:
Só quando você entra nas comunidades você percebe a profundidade e a devastação da seca na vida das pessoas, e o impacto que tem sobre as mulheres e meninas. Conheci uma mulher, viúva e mãe de cinco filhos, que perdeu todos os seus animais. Depois de andar por meses à procura de água, ela simplesmente não tinha mais energia. Ela estava há dias sem comer quando a ActionAid a encontrou e a ajudou.
O que estamos fazendo
Estamos em campo distribuindo água potável e alimentos, como arroz, farinha, açúcar e óleo, para as pessoas que mais precisam. No Quênia, 95 mil pessoas, incluindo crianças, receberam alimentos, como farinha, arroz, feijão e óleo. Na Somália, onde a ActionAid trabalha na região da Somalilândia, já distribuímos 6 mil toneladas de alimentos e milhares de litros de água, alcançando mais de 13 mil pessoas.
As pessoas estão realmente vivendo uma situação desesperadora, e a nossa janela de tempo é pequena. Ou respondemos imediatamente, ou vamos assistir milhões de pessoas morrerem de fome.
Sadia Abdi Alin
Doe agora e nos ajude a levar água e comida para as pessoas que mais precisam!
Notícias que podem te interessar
-
“Eu só desejo que a guerra termine agora", afirmam mulheres em Gaza sobre os 12 meses de um impacto devastador
-
Há quase um ano sem aulas, crianças de Gaza sonham com retorno à escola
-
Reconstruindo do zero: mulheres unem a comunidade um ano depois do terremoto na Síria e na Turquia
-
Atuação da ActionAid em Gaza minimiza impacto do conflito, mas o cessar-fogo segue sendo essencial