Resiliência, esperança e liderança feminina: Um ano do terremoto no Nepal
O dia 25 de abril marca um ano desde que a população do Nepal sofreu uma catástrofe com mortes e destruição causada pelo o primeiro de dois grandes terremotos.
Como já estávamos presentes no Nepal há mais de 30 anos, fomos capazes de responder de imediato à situação através de nossa equipe em campo, além de conseguir ajuda para salvar vidas das populações mais vulneráveis. Graças a generosidade de nossos doadores em contribuir com o nosso apelo de emergência, nossos colegas no Nepal foram capazes de continuar com esse apoio. Um ano depois, eles compartilharam conosco várias histórias encorajadoras e imagens de como as doações ajudaram, bem como alguns desafios que as pessoas ainda estão enfrentando.
Colocando as mulheres no centro do nosso trabalho
Desde os terremotos, criamos dezesseis espaços amigáveis permanentes para mulheres. Esses espaços atuam como um local seguro para as mulheres se encontrarem, aprenderem, dividirem ideias e discutirem temas importantes para elas, como violência de gênero, e as mudanças que querem ver na comunidade.
Depois de conversar com mulheres sobre o que precisavam de imediato em consequência do terremoto, distribuímos mais de sete mil kits higiênicos, contando com itens essenciais, como roupas íntimas, sabão e absorventes.
Oferecendo lugares seguros para mulheres terem suas discussões e possibilitando que se tornem líderes, nós garantimos que elas estejam no coração da reconstrução de suas comunidades. Isso significa que suas necessidades serão atendidas pelos novos planos para seus vilarejos, e que elas desenvolvem habilidades e confiança para ter um papel mais ativo na sociedade daqui para frente, e ganhar seu devido respeito.
Colocando um teto sobre a cabeça das pessoas
Os terremotos destruíram mais de 600 mil lares. Maiya perdeu sua casa e todo seu gado no terremoto de 25 de abril de 2015. Ela e sua família dormiram na rua por quinze dias após o desastre.
Fornecemos toldos e treinamento para que mulheres como Maiya construíssem seu próprio abrigo temporário. Também demos animais para que elas pudessem gerar renda. Desde os terremotos, já fornecemos suporte alimentar a mais de 18.500 famílias, e abrigos de emergência a mais de 7.000 famílias.
Mantendo a educação para crianças
Em razão das escolas terem sido tão danificadas ou destruídas pelos terremotos, assim como as casas, ajudamos a construir mais de cinquenta centros de aprendizagem temporários para crianças estudarem.
A garota sorridente é uma de muitas crianças que receberam um agasalho da ActionAid, entregues às crianças nos nossos centros. Nós ainda distribuímos 9.858 kits educacionais para estudantes, incluindo livros, mochilas e canetas.
Notícias que podem te interessar
-
“Eu só desejo que a guerra termine agora", afirmam mulheres em Gaza sobre os 12 meses de um impacto devastador
-
Há quase um ano sem aulas, crianças de Gaza sonham com retorno à escola
-
Reconstruindo do zero: mulheres unem a comunidade um ano depois do terremoto na Síria e na Turquia
-
Atuação da ActionAid em Gaza minimiza impacto do conflito, mas o cessar-fogo segue sendo essencial