Ciclone Idai: veja como ajudar na recuperação de Moçambique, Zimbábue e Malawi
O ciclone Idai, que atingiu o sul da África em março, deixou um rastro de destruição que resultou em mais de 700 mortes, 400 mil pessoas desabrigadas e na proliferação de graves doenças como a cólera. A ActionAid entrou rapidamente em ação, enviando nossas equipes de emergência para algumas das áreas mais afetadas em Moçambique, no Zimbábue e no Malawi, países em que atuamos há mais de 30 anos.
Para isso, contamos com a solidariedade de 1.430 doadores brasileiros, que colaboraram com R$ 116.677 para nosso apelo de emergência, uma ação de extrema importância para que pudéssemos agir rápido no apoio às vítimas do ciclone nos três países, levando suprimentos de primeira necessidade e acolhendo meninas e mulheres em situação vulnerável.
As comunidades mais atingidas pelo ciclone foram Mocuba e Lugela, em Moçambique; Chimanimani, no Zimbábue; e Nsanje, no Malawi. É nessas regiões que nossa ação humanitária está concentrada, com equipes de emergência dedicadas.
No Zimbábue, conseguimos atender rapidamente as necessidades mais básicas da população distribuindo 7.500kg de feijão; 1.500 garrafas de óleo de cozinha; 500 cobertores; 357 pacotes de absorvente; 583 toalhas; 3.216 sabonetes e sabões; bem como 2.502 utensílios de cozinha.
No Malawi, 2.540 famílias foram beneficiadas com farinha, feijão, sal, óleo de cozinha, açúcar, bem como lâmpadas, pratos, copos e talhares descartáveis, sabão, colchonetes e mosquiteiros.
Já em Moçambique, país mais atingido pelo ciclone, fomos bem além do fornecimento de alimentos e itens de higiene mais básicos. Em união com doadores da ActionAid em todo mundo, conseguimos implementar 11 centros de tratamento de cólera, iniciamos uma importante campanha de vacinação e distribuímos kits escolares com mochilas, livros e lápis para 1.233 crianças.
É apenas o começo!
O processo de recuperação dos três países será longo e está apenas começando. Com todas essas ações em andamento, sabemos que muito ainda precisa ser feito para que essas regiões consigam se restabelecer integralmente. É por isso que sua solidariedade ainda é muito importante!
Ao se tornar um Doador Regular da ActionAid, com pouco mais de R$ 1 por dia, você colabora para a construção de uma resposta de longo prazo nesses países, que estamos desenvolvendo para apoiar as famílias desabrigadas com ações de educação, segurança e assistência alimentar.
Junte-se a nós nessa mudança. Seja um doador regular!
Notícias que podem te interessar
-
“Eu só desejo que a guerra termine agora", afirmam mulheres em Gaza sobre os 12 meses de um impacto devastador
-
Há quase um ano sem aulas, crianças de Gaza sonham com retorno à escola
-
Reconstruindo do zero: mulheres unem a comunidade um ano depois do terremoto na Síria e na Turquia
-
Atuação da ActionAid em Gaza minimiza impacto do conflito, mas o cessar-fogo segue sendo essencial