Projeto da ActionAid amplia oportunidades de jovens recifenses através do incentivo ao esporte
Bruna tinha apenas dez anos quando participou de sua primeira atividade promovida pela ETAPAS, parceira da ActionAid que atua na região do Ibura, em Recife. Era uma garotinha tímida, que falava pouco e não tinha opções de lazer para se dedicar na comunidade em que vivia. Sete anos depois, passados enquanto ela participava do Apadrinhamento da ActionAid, a menininha introvertida do passado não existe mais.
Para sua mãe, Patrícia, a experiência transformou a filha.
“Ela era uma menina muito tímida e agora vem se destacando nas coisas que ela se propõe a fazer na vida. Minha relação é de muita gratidão por tudo o que minhas filhas aprenderam enquanto participaram dos projetos desenvolvidos pela instituição no território.”
Um dos projetos responsáveis por toda essa mudança é a Maratona Infanto-Juvenil do Ibura. No evento, crianças e adolescentes são protagonistas de uma corrida de rua para vencer as desigualdades, mobilizando moradores, lideranças comunitárias, organizações da sociedade civil, gestores públicos, comerciantes locais e voluntários em prol da luta por melhores condições de habitação, do direito ao esporte, cultura e lazer nas comunidades.
Através de contribuições feitas por parte dos comerciantes locais e demais parcerias firmadas através da articulação das lideranças comunitárias, os primeiros colocados nas maratonas, são premiados com bicicletas e vales compras que podem ser trocados por produtos nas lojas do bairro, bem como é garantida a alimentação dos maratonistas e demais envolvidos na realização no dia do evento.
Com o tempo, o esporte deixou de ser apenas uma forma de lazer para Bruna e se transformou em sua paixão.
“Poder participar de atividades dessa natureza desde muito pequena, fizeram com que eu crescesse segura e consciente de meus direitos, com vontade de crescer e evoluir na vida e no esporte que aprendi a amar cada vez mais, através das vitórias conquistadas nas maratonas. Antes eu ia só pela diversão, pra brincar. Depois comecei a me interessar bastante e levar o atletismo como uma coisa séria e tento dar o meu melhor cada dia mais”.
Bruna passou a treinar regularmente em um clube de Recife e abraçou o desafio de ser uma atleta com muito esforço e dedicação. Ela já participou, inclusive, do Campeonato Brasileiro de Atletismo, e apesar de não ter saído vitoriosa, levou para casa uma importante lição.
“Ter visto todos os competidores se esforçando ao máximo, dando o seu melhor, vale muito a pena. Não tive o resultado que eu queria, mas foi um grande aprendizado. Nem tudo nessa vida é só ganhar, tudo é aprendizado na vida. Se eu não ganhei, é porque não estava preparada pra ganhar naquele momento. Isso só me deu mais gás para treinar e me dedicar mais e mais.”
Além de sonhar com suas futuras conquistas, ela também deseja que outras crianças tenham a oportunidade que ela teve.
“Acredito que os projetos sociais trazem outras vivências para as crianças e adolescentes das comunidades, preenchem a mente da criançada com outras informações, para além das coisas relacionadas à violência e ao tráfico de drogas, presentes em qualquer periferia da cidade. Desejo que outros projetos sejam desenvolvidos na comunidade, principalmente os que levam a prática de esportes para as crianças e adolescentes poderem crescer e se desenvolver cada dia mais, assim como estou tendo essa oportunidade”.
Mude a vida de uma criança com o Apadrinhamento da ActionAid
Notícias que podem te interessar
-
Mulheres em Gaza: colapso do sistema judicial agrava ainda mais a já preocupante escalada da violência
-
Relatório produzido pela ActionAid ilustra a resiliência e importância de organizações lideradas por mulheres na Palestina
-
Conheça a história de Thuézia: de criança apadrinhada a jovem ativista pela educação
-
Justiça econômica: o que isso tem a ver com o desempenho do Brasil nas próximas Olimpíadas?