Projeto apoiado pela ActionAid através do Fundo Água transforma quintais familiares em fontes de alimento
Maria Cleia, 52, e seu marido, Carlos, 53, foram agricultores a maior parte da vida. Criaram assim todos os filhos, três dos quais ainda vivem com eles em Canindé, no interior do Ceará. Mas, ainda assim, a limitação na disponibilidade de água dificultava bastante as possibilidades de plantio e cultivo a que a família tinha acesso.
A principal fonte de água era uma cisterna que captava água da chuva, que era então usada para beber e cozinhar. Eles também recebem água da rua, apesar de escassa, que era usada para banho, lavar roupas e a louça. Agora, a tecnologia do Sistema de Reúso de Águas Cinzas (Bioágua), do Fundo Água da ActionAid, faz parte do cotidiano da família, e possibilitou o cultivo de verduras e frutas no quintal da casa para consumo próprio, melhorando muito a qualidade da alimentação de todos.
Maria Cleia conta que, apesar de terem acesso à água, as secas recorrentes deixam a situação incerta.
“Temos água encanada em casa, vem água do poço e serve para lavar louça e tomar banho. No último inverno fizemos um cacimbão dentro do rio que às vezes socorre a gente. Mas quando o motor do poço quebra e falta água, precisamos ir até lá para buscar a água e às vezes levar a louça e a roupa até o cacimbão. Aqui crio galinha, porco, tenho canteiro de hortaliças. Água pra isso antes vinha do poço, agora vamos usar a do reúso, o que vai ajudar a economizar”.
A mudança foi possível graças a um projeto realizado em parceria com a Esplar – Centro de Pesquisa e Assessoria, que levou essa tecnologia para as famílias de crianças que participavam do Programa de Apadrinhamento da ActionAid. Uma dessas crianças foi o pequeno João Miguel, de 9 anos, neto de Maria Cleia e que também mora com a família.
E o que é a bioágua?
O Sistema de Reúso de Águas Cinzas (RAC), também chamado de bioágua, é uma das diferentes tecnologias sociais implementadas pelo Fundo Água, iniciativa da ActionAid aberta à contribuição da sociedade, voltada à implementação de tecnologias sociais de saneamento, acesso, reúso e melhoria da qualidade da água.
Ele permite o reaproveitamento das águas usadas para banho, lavagem de roupa e louças, que seriam descartadas após o uso. No Sistema de Reúso, essa água vai de uma caixa de gordura para um filtro com carvão, areia, pedra e brita. Depois de filtrada, ela pode ser usada para irrigar alimentos ou hidratar animais.
Sem o sistema, essa água “suja” costuma ficar no entorno das casas, prejudicando as condições de saneamento e atraindo mosquitos e outros vetores, o que era exatamente o que acontecia na casa de Maria Cleia.
“Essa água das pias ficava toda acumulada atrás da minha casa, as galinhas iam lá e pioravam a lama, que juntava mosquito e sujeira. Agora está muito melhor. Também temos uma maior possibilidade de ter nossas plantas e poder cuidar delas. A gente economiza água e temos saneamento no nosso quintal. Isso é importante”.
Saiba mais sobre o Fundo Água, que torna possível projetos como esse
Notícias que podem te interessar
-
Mulheres lideram iniciativa de resiliência climática na África do Sul
-
Segurança alimentar e sustentabilidade são temas de atividade em parceria com a ActionAid
-
Histórias de injustiça: dossiê apoiado pela ActionAid denuncia violações ao direito à água e ao saneamento em comunidades brasileiras
-
Com apoio da ActionAid, agricultoras da Guatemala enfrentam crise climática e efeitos da exploração ambiental