Participação cidadã: adolescentes protagonizam campanha para incentivar primeiro voto de meninas em Pernambuco
* Com informações de Rafael Negrão, do Centro das Mulheres do Cabo
Acreditamos que a participação cidadã é ferramenta fundamental para a garantia de direitos para todas as pessoas. Por isso, estimulamos que crianças e adolescentes aprendam desde cedo a exercer a cidadania. Em Pernambuco, adolescentes do Cabo de Santo Agostinho estão mobilizando jovens como elas para que tirem o título de eleitora e votem pela primeira vez nas eleições municipais deste ano. O prazo para tirar a 1ª via do título segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerra no dia 8 de maio.
Com apoio da ActionAid e do Fundo Malala, a campanha “Meninas, Bora Votar!” é composta por vídeos, publicações em redes sociais, spot de rádio, fotos e adesivos, visando estimular que as jovens de 16 anos tirem o título e exerçam a sua cidadania votando em candidaturas comprometidas no enfrentamento à evasão escolar, e nas bandeiras de lutas pelos direitos de meninas e mulheres.
A iniciativa é uma realização das nossas parceiras do Centro das Mulheres do Cabo (CMC) e conta com a participação de adolescentes que já fizeram parte do nosso programa de Apadrinhamento e hoje são jovens ativistas pela educação.
Uma dessas meninas é Thuézia Souza, de 16, anos, uma das idealizadoras da campanha. Ela participa das atividades do CMC apoiadas pela ActionAid desde os 7 anos e hoje é uma das jovens lideranças do projeto Meninas em Movimento Pela Educação.
Thuézia conta que já tirou o título e está animada para votar pela primeira vez:
“Estou muito feliz em poder fazer parte da campanha. Pra mim, é muito importante ver as jovens tirando seu título eleitoral, pois nós teremos a chance de escolher mulheres que defendam nossas pautas e interesses.”
A iniciativa vem ultrapassando fronteiras e a campanha vem repercutindo na capital, Recife, e em outros municípios do estado, chamando a atenção até do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, que divulgou a campanha em seus canais oficiais.
Para coordenadora de Projetos do Centro das Mulheres do Cabo, Cássia Jane, a campanha mostra para as adolescentes que a democracia e a cidadania podem ser vividas por elas e elas podem, sim, mudar a cidade em que vivem.
“A ideia é possibilitar que as meninas reflitam sobre o papel de cada uma delas enquanto eleitoras e o que esse papel tem a ver com as mudanças que querem para sua cidade.”
Notícias que podem te interessar
-
ActionAid e outras organizações da sociedade civil propõem 13 passos para combater o racismo ambiental
-
Projeto SETA, realizado pela ActionAid, participa de reunião com Ministério da Igualdade Racial na ONU
-
Para sair novamente do Mapa da Fome, Brasil precisa inovar e avançar com mudanças estruturais
-
Projeto SETA realiza encontros com órgãos do Governo Federal e ONU a fim de desenhar futuras parcerias