Kelly sonha com direitos em uma terra seca deles
Kelly tem 10 anos e mora com os pais e o irmão em Aldeia Varges, uma comunidade extremamente pobre no norte de Minas Gerais. Quando não está na escola, ela ajuda a mãe a cuidar da horta e dos animais. Com o apoio do nosso parceiro Centro de Agricultura Alternativa, sua família construiu uma cisterna e agora pode coletar água da chuva para o consumo próprio e para a plantação de alimentos.
Como estamos mudando a vida de crianças como Kelly
Meu sonho é que a gente tenha uma creche aqui na minha comunidade.
Kelly é uma das mais de duas mil crianças que participaram de atividades lúdicas e educativas do nosso parceiro CAA, em 2016. Durante as oficinas, as crianças aprenderam sobre alimentação saudável, valorizando os alimentos plantados sem uso de agrotóxicos, e como prevenir doenças através do cuidado com o lixo.
Pode parecer simples, mas em sua comunidade, como em muitas outras da região, não há coleta regular de lixo. As famílias dependem do diálogo dos agentes de saúde com a prefeitura. Além disso, ao conscientizar a criança sobre o ciclo do lixo, ensinamos também sobre a preservação do meio ambiente e a prevenção de doenças, evitando a proliferação do aedes aegypti, por exemplo.
Comecei a aprender mais e a escrever mais também por causa dessas atividades. Aprendi que não posso deixar lixo no quintal de casa e também a não deixar água parada, porque é onde o mosquito coloca seus ovos. Ele transmite muitas doenças.
O trabalho do nosso parceiro na região
1500 famílias vendem seus produtos com o apoio do CAA, sendo que 218 fazem parte do PNAE, fornecendo alimentos agroecológicos para as escolas locais. Isso garante uma alimentação saudável para 80 mil crianças, muitas são filhas e filhos dessas mesmas famílias agricultoras!
Apadrinhando você ajuda a transformar a vida de comunidades inteiras!
Notícias que podem te interessar
-
Mulheres em Gaza: colapso do sistema judicial agrava ainda mais a já preocupante escalada da violência
-
Relatório produzido pela ActionAid ilustra a resiliência e importância de organizações lideradas por mulheres na Palestina
-
Conheça a história de Thuézia: de criança apadrinhada a jovem ativista pela educação
-
Justiça econômica: o que isso tem a ver com o desempenho do Brasil nas próximas Olimpíadas?