Jovens haitianos transformam suas vidas profissionais com capacitações da ActionAid
Assolado desde 2018 por uma crise econômica que não dá sinais de ser resolvida tão cedo, o Haiti oferece poucas oportunidades para jovens que estão começando em sua vida profissional, mesmo aqueles que conseguem ter acesso ao ensino superior. As constantes tragédias ambientais que impactam o país com frequência dificultam ainda mais o avanço socioeconômico, deixando centenas de jovens recém-formados, ou ainda na faculdade, sem saber que caminho seguir.
Para minimizar esse impacto e ampliar o horizonte desses jovens, a ActionAid vem atuando com alguns projetos que oferecem principalmente capacitação em diversas formas de agricultura sustentável e agroecologia, como enxertos e diferentes formas de cultivo. A ideia é que esses jovens possam trabalhar no setor rural, menos impactado pela crise do que o comércio, por exemplo, e de quebra fortalecer a agricultura da região com técnicas mais modernas e sustentáveis.
Um desses jovens é Justin, que está no terceiro ano de Engenharia Civil, mas cresceu vendo o pai – agricultor – se dedicar à terra com uma paixão que atravessou gerações.
“Eu sou apaixonado por cuidar da terra, porque cresci vendo meu pai fazendo isso, era o trabalho dele e foi a forma como ele pode pagar pelos nossos estudos e prover pra nossa família. Por isso essa capacitação me deixou muito feliz, agora poderemos beneficiar a sociedade e nossa comunidade”.
Justin, 25 anos

Chilov foi outra jovem beneficiada pela capacitação. Ela teve que abandonar os estudos na capital, por conta da violência, e voltou para a cidade do interior onde morava com a mãe. A mudança de planos não a abateu e agora ela já consegue ver com clareza quais serão seus próximos passos.
“Quando eu terminar minha capacitação, quero voltar para minha comunidade e agradecer primeiro à minha mãe, que foi a responsável por eu estar aqui. Quero começar produzindo enxertos em casa e depois para outras pessoas, para aprender ainda mais.”
Chilov

Mais de 200 jovens como Justin e Chilov já foram apoiados por essas capacitações, que agora possuem as ferramentas para combater a insegurança alimentar e o avanço da agricultura industrial em suas comunidades, além de contribuírem para a construção de uma produção agrícola mais sustentável.
Notícias que podem te interessar
-
Defensoras do meio ambiente ganham destaque em exposição apoiada pela ActionAid
-
Acesso à água em uma comunidade no Moçambique transformou a educação de meninas como Helena
-
África tem dívida climática de US$ 36 trilhões a receber dos países ricos e poluidores, aponta novo relatório da ActionAid
-
De "mato" para quintal agroecológico: conheça a transformação na vida de Dona Ligória