Emergência em Kerala: depois da enchente, a esperança
O ano de 2018 foi testemunha de vários desastres naturais ao redor do mundo e a Índia foi um dos países mais atingidos, com enchentes, ciclones e seca. Os brasileiros puderam acompanhar principalmente o drama por que passou a região indiana de Kerala, que viu as piores inundações em quase um século, em agosto, que mataram mais de 370 pessoas e deixaram 700 mil desabrigados. Em todas as calamidades que atingiram o país, as equipes da ActionAid na Índia estiveram em campo, proporcionando ajuda humanitária às comunidades afetadas.
Reconhecendo que as situações de emergência afetam desproporcionalmente as comunidades mais vulneráveis, concentramos nossos esforços nas pessoas que vivem na pobreza e na exclusão, entre elas mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiências (PcDs). Nossa resposta às emergências busca garantir ações lideradas pela própria comunidade, promovendo a dignidade das comunidades afetadas enquanto continuamos comprometidos com uma resposta de longo prazo.
As inundações e os deslizamentos de terra que atingiram Kerala em agosto causaram uma perda inimaginável de vidas e propriedades. Respondendo a essas inundações catastróficas, a equipe de resposta humanitária da ActionAid na Índia, com o apoio de voluntários e vários parceiros, conduziu uma rápida avaliação de necessidades em quatro distritos: Idukki, Wayanad, Pathanamthitta e Alappuzha.
Assim, conseguimos alcançar mais de 2.200 famílias das comunidades mais afetadas, com alimentos não-perecíveis, colchões e lençóis, apoio para conserto de abrigos, roupas para mulheres, kits de higiene, purificadores de água e materiais escolares para crianças. Aos poucos, a população reconstrói sua vida.
Em Pandanad Panchayat, uma das comunidades atingidas pelas enchentes, por exemplo, foram instalados quatro tanques purificadores de água, beneficiando dezenas de famílias, como a de Smitha Rani:
Estamos muito felizes com os purificadores. A água que temos nos poços nesse momento está muito contaminada e o fornecimento ainda está muito irregular. Agradecemos à ActionAid por nos ajudar nesse momento.
Além disso, tendo em mente a recuperação a longo prazo, também avaliamos as necessidades de reabilitação das famílias mais vulneráveis, desenvolvendo e implementando programas de geração de renda para projetos que envolvem a limpeza de casas e terras agrícolas e a realização de reparos habitacionais.
Mas ainda há muito a ser feito. Torne-se um doador e ajude projetos como esse.
Notícias que podem te interessar
-
“Eu só desejo que a guerra termine agora", afirmam mulheres em Gaza sobre os 12 meses de um impacto devastador
-
Há quase um ano sem aulas, crianças de Gaza sonham com retorno à escola
-
Reconstruindo do zero: mulheres unem a comunidade um ano depois do terremoto na Síria e na Turquia
-
Atuação da ActionAid em Gaza minimiza impacto do conflito, mas o cessar-fogo segue sendo essencial