Depois de ser atendida na infância por projeto apoiado pela ActionAid, jovem dedica a vida profissional à comunidade
Bárbara se lembra como se fosse hoje: quando tinha mais ou menos 10 anos, participava do OZEM do Pam, projeto que atendia crianças como ela depois do horário escolar. Lá, ela escrevia cartinhas, desenhava sobre como se sentia e podia interagir e apender com outras crianças. A atividade era apoiada pelo programa de Apadrinhamento da ActionAid e mudou a vida da pequena Bárbara.
Hoje, com 30 anos, ela faz parte da equipe de captação de recursos da UNAS (União de Núcleos, Associações e Moradores de Heliópolis e Região), organização parceira da ActionAid em São Paulo. É em Heliópolis mesmo que ela vive, dividindo a casa com o marido, além de sua irmã, cunhado e sobrinho.
“A minha família chegou em Heliópolis quando era tudo barro, minha vó e minha mãe, meus pais se conheceram e eu nasci em Heliópolis. Meus pais ajudaram muito nessa luta de moradia e em casa era sempre muito movimentado, eles sempre deixavam as pessoas dormir em casa. Eu perdi minha mãe muito nova, com 4 anos de idade e isso mudou tudo pra mim. Cresci ouvindo as histórias dos meus pais, aprendendo cada vez mais pensar no coletivo, na solidariedade, na casa cheia”.
Bárbara divide seu tempo de trabalho entre pensar estrategicamente o plano de captação da UNAS, reuniões com apoiadores e potenciais parceiros e até a escrita de propostas em editais. À noite, ela parte para a segunda jornada, organizando a casa, preparando o jantar e cuidando da família.
Apesar da rotina agitada, Bárbara sempre se dedicou ao cuidado com a sua comunidade e, por isso, quis se profissionalizar em como captar recursos que pudessem auxiliar no desenvolvimento das pessoas que estão ao seu redor, assim como sua família fez no passado.
“A UNAS têm um trabalho muito amplo no território atuando com diversas frentes, públicos e necessidades, muito voltado ao desenvolvimento integral da comunidade, e a ActionAid vem muito nessa direção do desenvolvimento e fortalecimento dos territórios onde ela tem parceiros. Ter uma organização que acredita e apoia trabalhos como o da UNAS, é importantíssimo. Hoje a ActionAid é o único parceiro que subsidia o desenvolvimento institucional e não só projetos”.
Ainda hoje, ela recorda com carinho sua infância participando do projeto de Apadrinhamento, onde ela deu os primeiros passos para que quando adulta tivesse formações profissionais relevantes para sua trajetória.
“Quando pequena participava dos passeios, dos aniversariantes do mês, eram eventos sempre marcantes. Já adulta participei de formações para captação de pessoas jurídicas e físicas, contribuindo muito para a função que eu exerço hoje. Tínhamos muito medo de não saber, de não dar conta, a ActionAid ajudou muito nessa questão de que somos capazes e temos potencial enquanto organização. E eu acho que me fortalece muito isso como pessoa.”
Junte-se à nós para mudar vidas como a de Bárbara
Notícias que podem te interessar
-
ActionAid entrega carta por justiça racial a UNESCO e outras autoridades na Reunião Global de Educação
-
De jovem apadrinhada à educadora que multiplica conhecimentos: conheça a história de Milena
-
Racismo ambiental é tema de música composta por crianças apadrinhadas pela ActionAid em Heliópolis
-
De criança apadrinhada à jovem multiplicadora de conhecimento: conheça a história de Amanda