COP30: Acompanhe as atividades da ActionAid em Belém
Começa essa semana a COP30. Centenas de líderes governamentais, ativistas, representantes da sociedade civil e organizações envolvidas com a defesa do clima estarão presentes em Belém para debater e tentar avançar na construção de um futuro sustentável para as próximas gerações.
A ActionAid está presente nas duas semanas com painéis, palestras e outras ações nos diversos espaços da COP. Acompanhe a agenda completa:
12 de Novembro (Quarta-Feira)
- 14h às 15h30 – Painel “Fortalecendo Redes pela Justiça Ambiental: O Papel do Acordo de Escazú”
Strengthening Networks for Environmental Justice: The Role of the Escazú Agreement
📍 Local: CASA DAS ONGS - Sede da Nova Acrópole em Belém.
A mesa propõe um espaço de diálogo e construção coletiva sobre o Acordo de Escazú como instrumento estratégico para a justiça ambiental, a governança climática e a proteção de direitos humanos e ambientais, reunindo organizações e iniciativas que atuam na Amazônia e em outros territórios. Além da ActionAid estarão presentes também Palmares Lab, Ruma, Centro Brasileiro de Justiça Climática (CJBC), IDGLOBAL, Movimento Escazú Brasil, Transparência Internacional, Instituto Nupef e Oxfam Brasil.
- 17h30 às 18h30 – Painel “Educação Climática: saberes que transformam”
Climate Educacion: Knowledge that transforms
📍 Local: Zona Verde | Green zone – Pavilhão Brasil | Brazil Pavillion (Auditório Uruçu)
A crise climática é uma crise dos direitos das crianças e adolescentes, especialmente daquelas que vivem em contextos marcados por múltiplas vulnerabilidades. Este painel propõe discutir o papel estratégico da educação climática para formação de cidadãos capazes de compreender e enfrentar as emergências climáticas, desenvolver soluções locais e reivindicar justiça climática, racial e social.
A ActionAid atua localmente formando professores e educadores para promoção de práticas lúdicas e devotadas ao fortalecimento da cidadania. Em 2024, 15 mil crianças e adolescentes foram alcançados no Brasil por nossas ações. Além de cadernos orientadores que traduzem temas importantes, este ano produzimos também um glossário com verbetes definidos e ilustrados pelos próprios jovens e um jogo de tabuleiro para auxiliar no debate sobre segurança alimentar e qualidade dos alimentos.
Da ActionAid, participam Carolina Silva, Especialista em Educação e Infâncias, e Ana Paula Brandão, Diretora Programática e Gestora do Projeto SETA. Além delas, Tainá de Paula, Secretária de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro; Sandra Sérgio, Gerente de Programas e Projetos na Fundação Roberto Marinho; e Shaik Imran Hussain Choudhary, jovem agricultor e fundador da Prakheti Agrologics, uma startup de agroecologia na Índia.
Este painel terá transmissão ao vivo no canal do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
13 de Novembro (Quinta-Feira)
- 13h45 às 14h45 – Painel “O preço da crise climática: um retrato das desigualdades globais”
📍 Local: Zona Verde | Green Zone – Espaço Belém+10
Além da ActionAid, participam Oxfam, Greenpeace e o Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC).
- 14h às 17h30 – Tribunal por uma Transição Justa
Court for a Just Transition
📍 Local: UFPA - Cúpula dos Povos
O Tribunal Popular por uma Transição Justa é uma tribuna que colocará as propostas para transição no banco dos réus. Este tribunal é um ato político, pedagógico e simbólico, que visa julgar os responsáveis pelas injustiças climáticas e socioambientais e reconhecer as soluções construídas pelos povos. A ideia é dar visibilidade à palavra e à afirmação dos direitos dos povos, territórios e maretórios. O espaço da tribuna resultará em um relatório público, que irá servir como instrumento de pressão política e social.
Além da ActionAid, participam Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Direito e Sociedade (NEIDISO), Instituto Terramar, Rede Brasileira Pela Integração dos Povos (REBRIP), Proyecto de Derechos Económicos, Sociales y Culturales (PRODESC – México), Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras (CPP) e Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB).
14 de Novembro (Sexta-Feira)
- 9h às 12h – Pequenos Grandes Saberes: o que as infâncias nos ensinam sobre justiça climática
📍 Local: Casa Futura - Av. Nossa Senhora de Nazaré, nº 280
A ActionAid e a Casa Futura na COP30 convidam para o lançamento do glossário “Pequenos Grandes Saberes”. Feito pelo olhar de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, o glossário é uma ferramenta de educação ambiental e política e de transformação social. A publicação reafirma o protagonismo infantojuvenil e sua capacidade de atuar como agentes de mudança. O lançamento será acompanhado por um debate. Esperamos inspirar novas práticas pedagógicas, políticas públicas mais inclusivas e ações concretas por justiça climática, racial e social.
Estarão presentes a Especialista em Educação e Infâncias da ActionAid e líder do projeto do glossário, Carolina Silva; Andréia Coutinho Louback, Diretora do Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC); Clédisson Geraldo dos Santos Junior, Secretário de gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial; Thalison Correa, Membro da coordenação executiva da Coalizão Brasileira pela Educação Climática (CBEC) e representante do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBea).
Notícias que podem te interessar
-
COP30: ActionAid pressiona governos por transição justa e foco nas pessoas
-
ActionAid participa do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia em Juazeiro, na Bahia
-
Para ActionAid, propostas para o clima feitas na Assembleia Geral da ONU ainda não são suficientes
-
ActionAid se junta a centenas de outras organizações em defesa do clima na Global Week of Climate Actions