Conheça três histórias de mães que constroem um mundo melhor para seus filhos com o apoio da ActionAid
A força transformadora da mulher em suas comunidades é uma das ferramentas mais importantes do trabalho realizado pela ActionAid em seus 25 anos de atuação no Brasil e mais de 50 no exterior.
Mulheres que, muitas vezes, são também mães com o desafio extra de prover e construir um futuro melhor para seus filhos. De acordo com o IBGE, mais de 11 milhões de mães hoje criam seus filhos sozinhas e 44% delas vivem com uma renda menor do que um salário-mínimo. Para essas e centenas de outras mães, todo apoio faz a diferença, e são algumas dessas histórias que você conhece agora.

Hamana e o aprendizado que a levou a entender que tipo de mãe gostaria de ser
Quando João Victor ingressou no programa de Apadrinhamento da ActionAid, ele e os três irmãos tinham uma relação atribulada com a mãe, Hamana. Aos poucos, esse projeto foi abrindo a porta para outros e, com o passar do tempo, ela se viu cada vez mais envolvida em iniciativas de empoderamento, saúde mental e acolhimento apoiadas pela ActionAid em São Paulo.
Foi lá que, pela primeira vez, ela pode compartilhar suas angústias e sonhos e ser acolhida por outras mulheres como ela. Começou então sua jornada para quebrar o ciclo de violência em que estava inserida e se tornar a mãe que realmente queria ser para seus filhos.
“Nesse espaço, eu entendi que podia fazer o que desejo da minha vida. Com a ajuda que recebi, incluindo atendimento psicológico, mudei minha vida, principalmente na criação dos meus filhos e sobrinhos. Cheguei atribulada, não entendia o que era ser mãe. Mas foi só o começo, acessei muitas coisas boas com essa aproximação.”

Joyce e sua jornada para reconquistar seus direitos após uma imensa perda familiar
Joyce travava uma difícil batalha em 2018: como seguir em frente após a repentina perda do marido. Ela e seus cinco filhos se viram subitamente sem os meios de sustento, quando seus sogros tomaram à força as terras de onde a família retirava sua renda, no leste de Uganda.
Com a ajuda de um conselheiro local e de abrigos apoiados pela ActionAid, ela conseguiu uma mediação que tornou possível reaver suas terras e oficializar seus direitos como mulher, mãe e viúva. A estabilidade financeira trouxe de volta a possibilidade não só de um futuro para seus filhos, mas também a consolidação de Joyce como uma força local de resiliência, defesa de direitos e inspiração para outras mulheres. Hoje, o que ela produz é suficiente para garantir a vida de sua família.
“As batatas e outros alimentos cultivados em meu jardim foram usados para alimentar minha família. Com o dinheiro do aluguel do nosso centro comercial, eu paguei as mensalidades escolares dos meus filhos”.

Valéria e a construção de um caminho agora compartilhado com sua filha
Valéria começou a participar de atividades apoiadas pela ActionAid, em parceria com o Esplar, no semiárido cearense, aos 9 anos. Hoje, aos 21 anos, ela é professora na mesma escola onde estudou e encontra diariamente no rosto de seus alunos os mesmos sonhos e esperanças que ela tinha nessa idade.
Mas seu maior orgulho é ver a forma como sua trajetória se entrelaça com a da filha, Gabi, de 6 anos, que estuda na mesma escola e também participa do programa de Apadrinhamento da ActionAid. Valéria sabe, por experiência própria, que dessa forma sua filha está ampliando suas oportunidades e fortalecendo sua confiança.
“Eu sonho que as crianças se desenvolvam apesar das dificuldades, que sejam incluídas na sociedade, na escola, em casa. Que elas possam ser o que quiserem, como sempre digo a elas, independente das dificuldades. Incentivo muito que elas cresçam. E sonhem.”
Notícias que podem te interessar
-
Como projetos de empoderamento feminino apoiados pela ActionAid transformaram a relação de Hamana com seus filhos
-
Como o acesso à educação transformou as possibilidades de Maria Rita
-
8 de Março: Conheça 5 mulheres que iniciaram sua jornada como crianças apadrinhadas e hoje trabalham para transformar o mundo
-
Como a independência financeira transformou a vida de Kabita