Conheça a história de Patrícia e como o apoio da ActionAid vem mudando a realidade de seus filhos
Patrícia nasceu e cresceu na Maré, conjunto de favelas no Rio de Janeiro, para onde sua mãe se mudou quando tinha 17 anos. Mesmo depois de um período na Zona Oeste da cidade, ela decidiu voltar e, hoje, é lá onde mora com seus três filhos e a nora, em uma pequena casa na comunidade da Nova Holanda. “Voltei para a Maré porque aqui temos mais acesso às coisas que precisamos, além das ajudas que recebemos. Meus irmãos e sobrinhos também moram aqui na comunidade”.
Grande parte dessa rede de apoio existe graças aos esforços da Redes da Maré, organização parceira da ActionAid que atua na região desde 2007. Através de cursos, capacitações, campanhas e manutenção de espaços culturais e esportivos a organização busca oferecer aos moradores da Maré o apoio necessário para a defesa de seus direitos.
Os filhos de Patrícia participam de diversas atividades e, para ela, é nítido o impacto no desenvolvimento das crianças.
“Minha filha, por exemplo, fez curso de espanhol, informática, drywall, dança e cursou o pré-vestibular. Percebo que todos esses cursos foram importantes para que ela se tornasse uma mulher com mais conhecimentos do que eu, passasse a se relacionar melhor com as pessoas e com a autoestima lá em cima. Pois, antes disso, ela era muito inibida. Houve uma grande mudança na vida da minha filha e para melhor”.
O caçula da família, David, participa do programa de Apadrinhamento da ActionAid há mais de dois anos e foi lá onde descobriu o amor pela leitura.
“O David utiliza a biblioteca para pegar livros emprestados e sempre me pede para ler. As monitoras do apadrinhamento sempre vêm aqui em casa para saber se ele está bem, se está estudando e convidá-lo para participar das atividades. Quero que meus filhos sejam, sobretudo, honestos, que tenham emprego, estudem e tenham uma vida melhor do que a minha”.
Patrícia vê com clareza como sua vida teria sido diferente se tivesse tido acesso a oportunidades como essa quando era mais jovem, por isso hoje incentiva seus filhos a serem envolvidos com os projetos disponíveis e a se dedicarem aos estudos.
“O cotidiano não é fácil. E, assim como eu fui e sou ajudada pela parceria da Redes com a ActionAid, muitos outros moradores aqui também foram e ainda são. Durante a pandemia foi incrível, porque no momento que mais precisamos de ajuda ela veio. Vocês não têm ideia do quanto toda essa ajuda foi importante para passarmos esse período crítico. Por isso, peço que continuem acreditando nessa parceria e nos apoiando para que possamos ter uma vida melhor”.
Apadrinhe uma criança e ajude a transformar toda a sua comunidade
Notícias que podem te interessar
-
ActionAid entrega carta por justiça racial a UNESCO e outras autoridades na Reunião Global de Educação
-
De jovem apadrinhada à educadora que multiplica conhecimentos: conheça a história de Milena
-
Racismo ambiental é tema de música composta por crianças apadrinhadas pela ActionAid em Heliópolis
-
De criança apadrinhada à jovem multiplicadora de conhecimento: conheça a história de Amanda