Treinamento de agricultores gera ciclo do bem no Burundi
Na região de Nyabikere, no Burundi, a agricultura é a principal fonte de renda de 90% da população. Mas devido a uma série de fatores que vão desde os efeitos das mudanças climáticas até a falta de conhecimento apropriado em técnicas agrícolas e a falta de insumos, como sementes de qualidade e fertilizantes, a produção dos agricultores em Nyabikere ainda é muito baixa para satisfazer suas necessidades básicas.
Como resultado, mais de 50% das famílias comem apenas uma refeição por dia e a desnutrição atinge 58% das crianças, afetando seu desenvolvimento. Além disso, a renda familiar anual é de cerca de 32 dólares, uma das mais baixas do mundo. Nessas condições, muitas famílias não conseguem proporcionar educação aos filhos, o que aumenta a ociosidade e o risco de criminalidade entre os jovens.
A ActionAid está mudando este cenário e ajudado os agricultores da região a aumentar a produção de alimentos, através do acesso a insumos agrícolas de qualidade e melhores técnicas de cultivo.
Anitha tem 26 anos e vive com os dois filhos pequenos na casa dos pais, no vilarejo de Rwandagaro. Ela é agricultora e faz parte de uma associação comunitária chamada Twunganire:
Antes de receber apoio da ActionAid, eu lutava para sobreviver, porque não era fácil criar meus filhos sem nenhuma fonte de renda. Eles costumavam adoecer com frequência e até sofreram de desnutrição. A ActionAid nos apoiou financeiramente para comprar mudas de banana, estrume, fertilizantes e cabras. Temos agora plantações de banana verde e esperamos uma boa colheita, porque aprendemos a usar boas técnicas para cultivá-las. Também temos fertilizantes e estrume suficientes. Agora, tenho leite para alimentar meus filhos. Agradeço muito à ActionAid por ajudar a melhorar nossas vidas em direção a um bom futuro.
Com nosso apoio, 50 agricultores como Anitha receberam treinamento em técnicas agrícolas aprimoradas, como rotação de culturas, sistemas de irrigação, proteção de terras contra erosão, seleção de sementes de qualidade e uso de fertilizantes. Também foram distribuídas 2 mil mudas de banana, 500kg de mudas de feijão, 20 toneladas de estrume orgânico e 86 cabras reprodutoras para produção de esterco.
O mais legal disso tudo é que por meio destas iniciativas, iniciamos um verdadeiro ciclo do bem que tem se expandido na comunidade. Os beneficiários das formações organizadas pela ActionAid, treinaram outros 400 agricultores utilizando as competências aprendidas na formação sobre técnicas melhoradas de agricultura. Hoje, 50% dos membros da comunidade de Anitha aumentaram a renda e o estado nutricional das crianças, pois estão produzindo alimentos suficientes para comer e vender.
Quer apoiar projetos como esse? Seja um doador regular.
Notícias que podem te interessar
-
Mulheres lideram iniciativa de resiliência climática na África do Sul
-
Segurança alimentar e sustentabilidade são temas de atividade em parceria com a ActionAid
-
Histórias de injustiça: dossiê apoiado pela ActionAid denuncia violações ao direito à água e ao saneamento em comunidades brasileiras
-
Com apoio da ActionAid, agricultoras da Guatemala enfrentam crise climática e efeitos da exploração ambiental