Com vídeo de animação, Campanha em Defesa do Cerrado resgata histórias de lutas pela terra no Brasil
* Por Bruno Santiago, da Campanha em Defesa do Cerrado
“A gente já sabe, mas não custa lembrar: não foram os portugueses que descobriram o Brasil”. É com essa lembrança que começa a animação “Histórias e Lutas pela Terra no Brasil”, a primeira da websérie “Cerrado dos Povos”, produzida pela Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e pela ActionAid. O material audiovisual foi lançado em dezembro de 2020 em formato digital e pode ser acessado gratuitamente.
Assista ao vídeo:
Em 2020 os povos indígenas e as comunidades tradicionais do Cerrado enfrentaram muitos desafios. Agravados pela pandemia, os conflitos agrários, os incêndios criminosos e o crescimento do desmatamento fizeram parte da vida das pessoas que vivem na região. Apesar do cenário de destruição, os povos cerradeiros resistem.
De acordo com Emmanuel Ponte, assessor de campanhas da ActionAid Brasil, o lançamento do vídeo, neste contexto, nos ajuda a compreender que as lutas de ontem desaguam nas resistências de hoje.
Precisamos conhecer nossa história para compreender que os conflitos de hoje não surgiram este ano. As raízes são profundas e precisamos refinar nossa compreensão para melhor organizar nossos projetos de valorização e defesa dos povos e da biodiversidade do Cerrado.
A produção do vídeo foi uma construção coletiva e balizada por uma pesquisa e levantamento de informações que contou com o apoio de diversas organizações e comunidades que compõem a Campanha em Defesa do Cerrado. Emmanuel explica:
Para além do objetivo de comunicar, o material visa se tornar um instrumento formativo e que já está disponível para ser utilizado pelas comunidades tradicionais e pelas entidades, movimentos e organizações do campo socioambiental.
O material formativo é uma iniciativa do Projeto “Articulação em rede e participação social para a conservação do Cerrado”, realizado pela ActionAid e Campanha em Defesa do Cerrado com o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF). A primeira exibição do vídeo aconteceu na última oficina virtual da Campanha, realizada em 27 de novembro, contando com participantes de territórios e comunidades tradicionais dos estados do Tocantins, Maranhão e Piauí.
Se você tem interesse em baixar o vídeo para utilizar com fins educacionais, entre em contato com a Campanha em Defesa do Cerrado através do e-mail contato@campanhacerrado.org.br.
Notícias que podem te interessar
-
ActionAid aponta cinco indicadores para justiça climática na COP28
-
ActionAid lança Fundo Água e reforça seu trabalho com tecnologias sociais no semiárido
-
#OlheParaAFome: ActionAid destaca 3 causas determinantes para acelerado aumento da fome em 2022
-
ActionAid lança campanha de doação para fortalecer projetos de acesso à água