ActionAid apoia famílias forçadas a fugir de conflito na Ucrânia
A ActionAid está presente na Polônia e na Romênia, fornecendo apoio e proteção de emergência a algumas das mais de 3,8 milhões de pessoas que foram forçadas a fugir da Ucrânia. Trabalhando com parceiros locais, a resposta da ActionAid está focada em fornecer ajuda humanitária imediata, prevenir a violência de gênero, fornecer apoio de aconselhamento psicossocial e fortalecer a liderança de mulheres e jovens em crise.
A maioria dos que chegam em busca de segurança são mulheres e crianças, que correm maior risco durante conflitos e emergências, à medida que os casos de violência e exploração de gênero aumentam.
Cristina Muñoz, diretora nacional da ActionAid na Espanha (Alianza por la Solidaridad), que está trabalhando por meio de parceiros locais para apoiar as famílias que chegam da Ucrânia, diz:
Como uma organização que adota uma abordagem feminista, trabalhando com mulheres e jovens, estamos extremamente preocupados com o impacto que o conflito terá sobre mulheres e meninas, que enfrentam aumento do risco de violência sexual e de gênero durante emergências.
Civis estão sendo mortos e feridos. Vidas estão sendo dilaceradas com consequências devastadoras. Aqueles que escapam do conflito estão chegando aos países vizinhos com muito pouco depois de caminhar por dias em busca de segurança. Todos devem ter proteção garantida e acesso a apoio humanitário.
As necessidades urgentes incluem alimentos, água, abrigo, kits de higiene, bem como serviços de proteção, apoio psicossocial e espaços seguros para prevenir a violência de gênero.
A ActionAid está profundamente preocupada com o aumento dos relatos da mídia de racismo contra pessoas negras e de outras origens étnicas na Ucrânia, a quem estão sendo negados o acesso a socorro, ajuda e o direito de cruzar a fronteira em segurança.
Estamos trabalhando para garantir que as necessidades de todas as pessoas que fogem do conflito na Ucrânia sejam atendidas e que recebam apoio e proteção iguais.
Todos aqueles que fogem de uma situação de conflito têm o mesmo direito de passagem segura sob a Convenção da ONU e instamos todos os países a respeitarem o direito internacional e os princípios humanitários.
Ao trabalhar com parceiros e aliados locais, a resposta da ActionAid está se concentrando em fornecer ajuda humanitária imediata, prevenir a violência de gênero, oferecer aconselhamento psicossocial e fortalecer a liderança de mulheres e jovens em crise.
Notícias que podem te interessar
-
VII Relatório Luz: Francisco Menezes, da ActionAid, apresenta retrocessos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e comenta ‘a cara das desigualdades’
-
ActionAid soma voz de indignação quanto ao esvaziamento das pautas socioambientais no Congresso Nacional
-
6 formas de doar para a ActionAid e fazer parte da nossa rede de solidariedade
-
ActionAid torna ainda mais fácil apoio de empresas com novo espaço no site