Na região, a chuva é irregular e restrita a quatro meses do ano. Com isso, menos de 50% da população rural têm acesso à água potável. Nesses casos, as mulheres e meninas são as responsáveis por buscar água em poços ou barreiros, normalmente distantes de suas casas.
A família de Jonalice sofria com a falta de água, que é escassa em sua comunidade. Ela e suas filhas precisavam caminhar 2 km para pegar água em um rio. Graças ao apoio do MOC, eles agora têm água para produzir alimentos e para consumo próprio.
Hoje plantamos muitas hortaliças que antes não conseguíamos plantar, como salsa, manjericão, alfaces e rúcula. A nossa produção aumentou e a vida da nossa família melhorou, porque hoje quase tudo o que comemos vem da nossa roça. Ainda conseguimos aumentar nossa renda, porque estamos vendendo a produção na feira agroecológica do município.
O MOC apoia projetos de construção de cisternas, realizando assistências técnicas, cursos e intercâmbios entre os agricultores, e os apoiando na comercialização dos seus produtos nas feiras agroecológicas municipais. Ele ainda apoia o grupo de produção das mulheres, para que elas tenham autonomia, e debate questões de gênero nas comunidades, fortalecendo o trabalho pelo fim da violência contra as mulheres.
Quer ajudar projetos como esse? Torne-se um doador. Doando pouco, você transforma muitas vidas.