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Se você já é doador ou tem interesse em saber mais sobre o trabalho da ActionAid, tire suas dúvidas na nossa lista das perguntas mais frequentes sobre doações, transparência e formas de apoio, para ajudar você a entender melhor o nosso trabalho.
Caso não encontre o que procura, entre em contato conosco.
Reunimos as principais dúvidas dos nossos doadores para ajudar você a entender melhor o nosso trabalho! As perguntas e respostas estão divididas por temas para facilitar sua busca.
Transparência e impacto
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1 – Quais são as regiões que a ActionAid atua no Brasil e no mundo?
Estamos presentes em 42 países e trabalhamos com mais de 21 milhões de pessoas ao redor do mundo para superar a pobreza, alcançar a justiça social e a igualdade entre homens e mulheres. No Brasil, nosso trabalho envolve 18 organizações parceiras e alcança mais de 2.4 mil comunidades em 12 estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins, – beneficiando mais de 300 mil pessoas.
Os doadores brasileiros da ActionAid apoiam projetos aqui no Brasil e também no Burundi, Guatemala, Haiti, Moçambique, Nepal, Uganda e Somalilândia para levar ajuda àqueles que vivem em situação de pobreza e têm seus direitos negados.
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2 – Como é a atuação da ActionAid e como minha doação tem um impacto na vida das pessoas?
Acreditamos que a melhor forma de superar a pobreza é desenvolver o potencial das pessoas, criando pontes entre aqueles que querem ajudar e aqueles que precisam de apoio para terem suas vidas transformadas. Para isso, atuamos tanto em regiões rurais quanto urbanas, em parceria com organizações locais para identificar os principais desafios e pensar em soluções em conjunto.
Juntos, desenvolvemos projetos de longo prazo (que costumam durar de 6 a 12 anos) que promovam mudanças estruturais, garantindo os direitos básicos das pessoas como alimentação segura, educação, saúde e igualdade entre homens e mulheres. Nossa experiência nos mostra que as mulheres são as principais agentes de mudança dentro das comunidades e por isso o nosso trabalho foca na capacitação de mulheres e meninas para impulsionar esta transformação.
Queremos replicar conhecimentos e formar redes de apoio em cada local para que, ao finalizar o projeto, a comunidade possa seguir sozinha. Dessa forma, conseguimos fechar um ciclo e focar nossos esforços em outras regiões que ainda estejam em extrema necessidade.
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3 – Como são direcionados os recursos da minha doação?
As doações são direcionadas para o desenvolvimento e monitoramento dos projetos e ações de superação da pobreza, através da agroecologia e direito das mulheres.
a) No caso do apadrinhamento, a maior parte dos recursos é usado na nossa ação programática, realizada tanto pela equipe ActionAid quanto pelas nossas organizações parceiras. A fração usada pela nossa equipe direta financia a gestão do programa de apadrinhamento: a montagem dos planos de trabalho, o monitoramento das atividades e a avaliação do nosso impacto social. Assim, garantimos que as crianças tenham acesso ao que foi planejado. O montante que vai para os parceiros é investido em ações locais que visam gerar melhorias para toda comunidade da criança apadrinhada – como capacitação técnica de agricultoras e agricultores, elaboração de materiais didáticos e realização de atividades educativas. Uma parte menor da receita é direcionada aos custos administrativos da ActionAid, como o envio e recebimento de cartas e materiais, o atendimento aos doadores e doadoras, a manutenção dos nossos equipamentos etc.
b) No caso das doações únicas e regulares, os recursos são direcionados para executar ações de acesso água, combate à fome e direito das mulheres em todos os nossos projetos. Assim podemos viabilizar desde a construção de cisternas e quintais agroecológicos, até a formação de cooperativas de crédito rotativo em comunidades rurais e treinamentos em agroecologia. Essas doações recorrentes também são importantes para realização de atividades estratégicas, como o desenvolvimento de pesquisas que embasam o nosso trabalho de campo, capacitações e intercâmbios de experiências entre comunidades, além de colaborar com campanhas de impacto, como a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e a Campanha Nacional pelo Direto à Educação.
c) No caso de apelos de emergência, os recursos são todos direcionados para o nosso Fundo de Emergência da ActionAid Internacional que é sempre utilizado de forma rápida em ações de extrema urgência. Nesses casos, a ActionAid sempre elabora um plano de ação específico de curto e de médio prazo para a recuperação da área afetada que utiliza o recurso.
Somos auditados duas vezes ao ano: nacionalmente pela Audisa Contadores e internacionalmente pela Ernst & Young.
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4 – Como posso acompanhar os resultados da minha doação nas comunidades?
Ao fornecer seu e-mail, você passa a receber notícias com os resultados dos nossos projetos, histórias de sucesso que estão sendo possíveis com o seu apoio, além de nossas campanhas e eventos. As pessoas que apadrinham recebem por correio uma mensagem da criança por semestre junto com uma carta nossa contando alguns avanços realizados no país apoiado. Você também pode acompanhar notícias do nosso trabalho nas redes sociais e consultar nossos relatórios anuais e publicações no nosso site.
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5 – Como a ActionAid se comunica com os doadores? Quais são os canais de contato?
Nossa equipe de relacionamento está disponível pelo e-mail atendimento@actionaid.org.br e pelo telefone 0300 789 8525 de 2ª a 6ª-feira de 9h30 às 17h30.
Quando identificarmos problemas com a sua doação, precisarmos atualizar dados ou tivermos qualquer novidade podemos entrar em contato com você via e-mail ou pelos telefones (41) 4560-1127 e (21) 2189-4600.
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6 – Porque o mínimo da Doação Regular é R$35 e de Apadrinhamento é R$54?
Os valores definidos para ambos os tipos de doação consideram os custos e investimento dispensados na gestão e execução das atividades dos projetos realizados. Todas as doações são importantes, porém priorizamos as doações recorrentes pois desta forma é possível fazer previsões de receita anuais e assim fazer um planejamento completo e robusto das nossas ações e projetos.
O programa de apadrinhamento especialmente tem um valor mais alto, pois trata-se de um processo complexo. Todo o material relacionado ao programa é impresso, envolvendo manuseio, gráfica e envio via correio para doadores. Para além disso, desenvolvemos atividades com as crianças apadrinhadas para a produção das mensagens que são enviadas aos doadores e para isso ficamos em contato mais direto com as comunidades que muitas vezes ficam localizadas em áreas remotas, necessitando dias de viagem com diferentes tipos de transporte.
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7 – Posso declarar minha doação no Imposto de Renda para ter dedução fiscal?
Não. Segundo o Regulamento do Imposto de Renda – RIR (Decreto nº 3.000, de 26/03/1999) não há como haver dedução no imposto de renda de pessoa física – IRPF quando da doação para instituições sem fins lucrativos que atuam na área social. Já houve uma época em que era possível, mas o Ministério da Fazenda retirou qualquer tipo de dedução para pessoas físicas deste Regulamento.
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8- Como faço para cancelar minha doação?
Os cancelamentos são feitos sempre pelo telefone. Você pode nos ligar no número 0300 789 8525 de 2ª a 6ª-feira de 9h30 às 17h30 ou deixar uma mensagem no nosso e-mail para que possamos ligar para você: atendimento@actionaid.org.br
Formas de apoio e financiamento de atividades
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9 – Como a ActionAid capta recursos e se financia?
A maioria dos nossos recursos, cerca de 85%, vem de doações de pessoas solidárias como você. Também recebemos recursos de organizações e fundações alinhadas com nossos valores e missão que financiam e apoiam nossos projetos.
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10 – A ActionAid vende produtos/materiais?
Não. Produzimos alguns materiais promocionais que são disponibilizados para os doadores que participam de campanhas específicas. Sempre que promovermos este tipo de ação você receberá uma comunicação por e-mail. Não perca!
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11 – Posso ser um voluntário da ActionAid?
Sempre que possível, promovemos o Mão na Massa, uma viagem onde os nossos doadores e apoiadores podem visitar um projeto determinado em conjunto, para conhecer e fazer alguma ação positiva no local. Você receberá um e-mail divulgando a ação sempre que ela estiver aberta para inscrições.
Também recebemos pessoas voluntárias eventualmente para nos apoiar em ações mais operacionais e administrativas em nosso escritório do Rio de Janeiro, quando há necessidade. Caso tenha interesse em ajudar, entre em contato com nossa equipe de relacionamento. Para atuar com nossos projetos é necessário entrar em contato diretamente com nossas organizações parceiras que têm suas próprias demandas e rede de voluntariado, independentes da ActionAid. -
12 – Como posso saber se a ActionAid está mesmo recebendo as minhas doações?
Você poderá ver na fatura do seu cartão de crédito ou no extrato do seu banco em caso de débito automático se a sua doação mensal foi concluída. Lembramos que para a realização do débito automático é necessária a autorização da transação junto ao banco 3 dias antes do vencimento. Nossos boletos são processados pela plataforma de cobrança PAGAR.ME e enviados por e-mail para você.
Caso não estejamos recebendo suas doações entraremos em contato pelo e-mail atendimento@actionaid.org.br e pelos telefones (41) 4560-1127 e (21) 2189-4600 (estes números não recebem chamadas, para contato com a equipe de relacionamento favor ligar para 0300 789 8525).
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13 – Por que aparece o beneficiário PAGAR.ME nos meus boletos da ActionAid?
A PAGAR.ME é uma plataforma de cobrança que nos possibilita processar os nossos boletos com menos custos e enviá-los por e-mail para você. Não se preocupe, pois todo valor pago pelo boleto é direcionado para a ActionAid. A PAGAR.ME possui aplicações certificadas de segurança PCI Compliance, com criptografia AES 256 BIT. Os dados são transacionados com a mesma segurança dos sistemas bancários.
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14- Fiz o cadastro para contribuir por débito em conta, mas não funciona. O que pode estar acontecendo?
Caso você esteja contribuindo com débito pelo Banco do Brasil, Itaú ou Santander é necessário autorizar a sua doação mensal junto ao banco. A cobrança estará disponível na sua conta de 5 a 3 dias antes da data de vencimento para sua autorização. O procedimento para essa liberação é descrito no nosso e-mail de boas-vindas. Atenção: sem esta autorização não é possível processar sua doação.
Caso não apareça a cobrança para autorização ou seu banco seja o Bradesco, verifique com nossa equipe de relacionamento se os dados da sua conta estão corretos. Lembrando que o CPF registrado no seu cadastro conosco deve ser o mesmo do titular da conta para o débito em conta ser processado.
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15- Posso contribuir com os projetos contínuos da ActionAid sem apadrinhar uma criança?
Sim! Você pode contribuir para o desenvolvimento de todos os nossos projetos e campanhas de conscientização ao se tornar um doador ou doadora regular a partir de R$35 mensais. Os recursos são direcionados para ações focadas na superação da pobreza, agroecologia e clima, justiça social e direito das mulheres e meninas.
Caso não possa se comprometer mensalmente, você também pode nos apoiar com uma doação única a qualquer momento ou por meio de nossas plataformas parceiras:
- Ame – Você pode doar a quantia que quiser ou parte do seu cashback no app da Ame em seu celular. Basta acessar a área *Doações* > escolher *Comunidades Carentes* > selecionar *ActionAid*
- PicPay – Você pode doar a quantia que quiser ou parte do seu cashback no app do PicPay em seu celular. Basta acessar a *Central de Doações* (na parte superior, em Sugestões) > Selecionar *ActionAid*
- Presente Consciente – No seu aniversário, peça de presente para seus amigos e amigas uma doação para a ActionAid! Saiba como é fácil participar aqui: https://www.presenteconsciente.com/faca-sua-festa
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16 – Vocês recebem doações de roupas, alimentos ou similares?
Infelizmente não temos estrutura para armazenar e distribuir esses itens. Recebemos apenas doações monetárias sobre as quais prestamos contas aos nossos doadores regularmente. Quando há alguma emergência que afeta nossas áreas de trabalho fazemos apelos para que possamos comprar os materiais que são os mais urgentes para as populações afetadas e também prestamos contas de como gastamos o recurso arrecadado.
Sobre o Apadrinhamento
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17 – Posso escolher a criança a ser beneficiada pela minha doação? Posso trocar a criança?
A ActionAid sempre destinará os recursos para os projetos e crianças com maior necessidade no momento, ou seja, que são mais afetadas pela situação de pobreza e com menos acesso a outras fontes de recursos, considerando comunidades com as quais já trabalhamos. Acreditamos que toda criança é especial e merece poder contar com uma pessoa solidária quando necessário. Por conta disso, não atendemos preferências de gênero, idade ou região no seu apadrinhamento. Mas, sempre que possível, procuraremos esclarecer melhor suas dúvidas sobre isto e responder a solicitações específicas.
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18- O que acontece com a criança se eu não puder mais manter a minha doação recorrente?
Quando você adere ao programa de apadrinhamento, se compromete a investir em projetos de longo prazo na comunidade da criança apoiada. O planejamento das atividades anuais é feito com a previsão de receber estes recursos, por isso, com a interrupção das contribuições o desenvolvimento dos projetos será prejudicado.
Caso precise interromper sua doação, pedimos que entre em contato o quanto antes com nossa central de relacionamento para que possamos buscar um novo doador ou doadora para apadrinhar essa criança.
Informamos que o apadrinhamento é interrompido automaticamente em caso de não pagamento das doações por 6 meses seguidos, para que a criança possa ser direcionada a outro doador ou doadora.
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19- Qual o prazo para recebimento do meu kit de boas-vindas?
O seu Kit de Boas-Vindas será enviado em até 4 semanas após recebermos sua primeira doação.
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20 – Posso visitar a criança que apadrinho e sua comunidade?
Para garantir a segurança das crianças, e também das pessoas que doam, condicionamos qualquer visita à presença de um(a) representante da ActionAid. Da mesma forma, fazemos toda a intermediação das comunicações para garantir que nossa política de proteção à criança seja seguida à risca e para que as pessoas que doam para nosso trabalho não sejam abordadas com demandas pessoais que fujam ao nosso escopo de trabalho.
Caso você tenha uma viagem agendada para o país ou região onde vive a criança que você apadrinha, podemos verificar a viabilidade da visita junto ao projeto parceiro e à família da criança. Isso vai depender da disponibilidade da nossa equipe local poder acompanhar e organizar todo o processo e da autorização dos familiares. Respeitamos integralmente a decisão deles. Em caso positivo, é importante levar em consideração que todos os custos envolvidos na viagem são de responsabilidade do doador ou da doadora e que a criança não sairá da comunidade para encontrar o doador ou a doadora.
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21 – Quando vou receber a mensagem da criança apadrinhada?
Você receberá 1 mensagem da criança por semestre em uma carta escrita pela própria criança. Caso ela ainda não saiba escrever, fará um desenho e alguém da comunidade escreverá um texto sugerido por ela. Se, eventualmente, alguma criança não tiver vontade de escrever, a ActionAid respeitará essa vontade e direito. Nesse caso, a criança ditará a mensagem para que alguém da comunidade escreva.
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22 – Posso receber notícias mais frequentes sobre a criança que apadrinho?
Atualmente temos cerca de 20 mil crianças apadrinhadas por doadores brasileiros em todo o mundo e nossa logística interna e custos apenas permitem a coleta das mensagens 2 vezes ao ano, via carta. Quando você apadrinha uma criança, sua doação é direcionada para projetos de desenvolvimento na comunidade onde ela vive, por isso, nosso foco é em lhe informar sobre os avanços do nosso trabalho nestas regiões como um todo.
Esse acompanhamento pode ser feito por meio das nossas cartas, enviadas junto com as mensagens das crianças, e pelos nossos informativos digitais, que enviamos por e-mail. Incentivamos as pessoas que doam a escreverem para as crianças para que possam interagir com ela, fazer perguntas e receber respostas mais diretas. Acreditamos que essa troca é muito produtiva para os dois lados, pois permite um vínculo mais próximo.
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23 – Por que não recebo mais relatórios por correio?
No passado, costumávamos enviar relatórios pelos correios. Precisamos rever este processo tanto para reduzir custos administrativos quanto para diminuir nosso uso de papel e impacto no meio ambiente. Dessa forma, junto com a mensagem da criança, você recebe apenas uma carta com alguns dados de avanços alcançados com nosso trabalho no país onde ela vive.
Enviamos também, novidades por e-mail, com histórias de sucesso e avanços realizados com o apoio dos nossos doadores e doadoras. Para se manter informado sobre nossas novidades e resultados, mantenha seu e-mail atualizado com nossa equipe de relacionamento.
Ah, você também pode sempre consultar os resultados das suas doações em nossos relatórios anuais, disponíveis em nosso site.
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24 – Como posso enviar uma mensagem para a criança que apadrinho? Posso mandar por e-mail?
Você pode enviar sua correspondência de 2 formas:
1- Para o e-mail atendimento@actionaid.org.br
2- Para o endereço do nosso escritório no Brasil – Rua da Glória, 344 / Sala 301, Glória – Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20241-180A criança apadrinhada ficará muito feliz em receber cartas, cartões postais e fotos da pessoa que está colaborando para que ela mude sua vida para melhor!
Não se esqueça de indicar o código da criança que você apadrinha no envelope da sua carta ou no título da mensagem por e-mail.
Verifique as regras em relação às mensagens no seu Manual do/a Doador/a. Toda correspondência enviada será intermediada pela ActionAid. Essas normas visam preservar a sua privacidade e a da criança, sendo fundamentadas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
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25 – A ActionAid pode traduzir as mensagens da criança e as minhas mensagens para ela?
Sim! Basta solicitar para a nossa equipe de relacionamento. Será necessário enviar cópia da carta da criança ou da sua carta para o e-mail atendimento@actionaid.org.br ou para o nosso endereço do Rio de Janeiro.
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26 – Posso mandar presente para a criança que apadrinho?
Não estimulamos o envio de presentes porque nem sempre todas as crianças serão contempladas. Procuramos evitar qualquer desconforto entre elas. Quando eventualmente recebemos algum presente em nosso escritório do Rio de Janeiro, nós encaminhamos para um parceiro local que possa usufruir de forma coletiva.
Por isso, criamos como alternativa o Fundo de Presentes. Por meio dele, as pessoas que doam para nosso trabalho têm a chance de presentear as comunidades da criança apadrinhada para que ela e todas as outras crianças de lá sejam beneficiadas de forma coletiva. Você pode fazer uma doação extra de qualquer valor e, no início de cada ano, nossos projetos decidem a melhor forma de utilizar o valor total para beneficiar o máximo possível de crianças. Assim, podem ser realizados, por exemplo, um dia especial de confraternização ou passeio diferente para elas. Afinal, sabemos que os melhores presentes não são necessariamente os físicos, mas os que proporcionam experiências inesquecíveis que sempre vão ficar guardados na memória!
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27 – O que é a Política de Proteção à Criança?
Temos a certeza de que, assim como nós, você se preocupa, acima de tudo, que a criança que você apoia esteja bem e em segurança. Para garantir isso, nossa ação em todo o mundo é regida por uma Política Internacional de Proteção à Criança. Nós, da ActionAid Brasil, seguimos essas diretrizes de proteção, considerando, ainda, os parâmetros legais nacionais dispostos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Confira o texto completo da nossa Política de Proteção à Criança e ao Adolescente.
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28 – O que acontece quando a criança que apadrinho completa 18 anos?
Entendemos que com essa idade nossas crianças cresceram e já estão mais preparadas para seguir seus próprios caminhos, guiadas pelos princípios compartilhados com elas nos últimos anos. Por isso, elas saem do programa de apadrinhamento, mas seguem envolvidas nos projetos que beneficiam sua comunidade. Assim, você será direcionado para uma nova criança que ainda precisa de apoio e vai adorar trocar mensagens com você!
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29 – Por que meu apoio foi redirecionado para outra criança?
Quando você contribui para nosso programa de apadrinhamento, sua doação é direcionada para a comunidade com maior necessidade no momento. As crianças inscritas no programa de apadrinhamento podem sair a qualquer momento por diversos motivos, como mudança da família para uma região não atendida pela ActionAid, conclusão dos estudos, porque atingiu a maioridade e outros imprevistos.
Além disso, quando concluímos um ciclo de apoio a um projeto que está mais desenvolvido e que pode seguir com as próprias pernas, podemos ter que migrar os recursos para áreas em maior urgência de doações. Nesses casos, você será redirecionado para uma nova criança que também precisa muito de apoio e vai adorar te ter como padrinho ou madrinha.
Você receberá a informação sobre esta troca por meio de uma carta que também apresentará a nova criança apadrinhada. Quando encerramos o nosso trabalho em um território, enviamos um relatório informando o resumo das ações realizadas durante o período.
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30 – Moro fora do Brasil, posso receber informações sobre o meu apadrinhamento internacionalmente?
Infelizmente não conseguimos enviar as correspondências das crianças para fora do Brasil devidos aos custos administrativos envolvidos neste processo. Nesses casos, recomendamos registrar o endereço de uma pessoa amiga ou familiar que viva no Brasil para que essa pessoa possa lhe redirecionar o material.