Meninas em Movimento

Meninas, adolescentes e jovens empoderadas podem ser agentes no enfrentamento ao assédio e à violência sexual. Este princípio norteia o “Meninas em Movimento”, projeto da ActionAid em parceria com as organizações Casa da Mulher do Nordeste (CMN), Centro das Mulheres do Cabo (CMC) e Etapas.

Com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a iniciativa tem como objetivo defender os direitos de crianças e adolescentes, promovendo equidade de gênero e igualdade étnico-racial no Recife, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco, impactando mais de 16 mil pessoas na região.

O projeto “Meninas em Movimento” está diretamente relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 das Nações Unidas, especialmente os ODSs 4 (educação de qualidade) e 5 (igualdade de gênero).

COMO E ONDE ATUAMOS

O projeto “Meninas em Movimento” tem como foco a prevenção e o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, visando, sobretudo, o protagonismo e empoderamento das meninas e mulheres, na busca por uma vida livre de discriminação e violência.

Os temas do projeto serão trabalhados principalmente com crianças, adolescentes e mulheres para promover a autonomia e incentivar a autoproteção. Ao longo de dois anos, serão realizados cursos, oficinas, campanhas educativas e eventos de multiplicação de saberes em sete territórios de três municípios pernambucanos: Ibura e Passarinho, no Recife; Vila Califórnia, em Ipojuca, e Engenho Massangana, Gaibu, Vila Suape e Vila Nova Claudete, no Cabo de São Agostinho.

NOSSOS OBJETIVOS

  • Fortalecer o empoderamento feminino e o seu protagonismo na visibilidade às iniciativas de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes.
  • Contribuir para que meninas e mulheres jovens tenham conhecimento de seus direitos, aumentem sua autoestima e habilidades de vida para reduzir seu risco e o de outras meninas à violência sexual.
  • Promover a articulação da rede de proteção social dos territórios para incidência política e apoiar a participação das adolescentes nos espaços de controle social na defesa de direitos humanos.
  • Sensibilizar, mobilizar e fortalecer a comunidade para compreensão do fenômeno e fortalecimento da rede local de proteção a violência sexual de crianças e adolescentes.

Vídeos

 

Veja a playlist completa!