ActionAid apoia vítimas após terremoto que atingiu a Síria e a Turquia
Mais de 3 mil pessoas já morreram e outras centenas ficaram feridas depois que um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e a Síria nesta segunda-feira (6/02). Espera-se que o número de mortos e feridos aumente, já que famílias ainda estão presas sob os escombros. A destruição é generalizada: milhares de prédios desabaram em mais de 20 cidades e vilas.
Racha Nasreddine, Diretora da ActionAid na região árabe, afirmou:
É trágico ver o número de vítimas aumentando enquanto ainda são feitos esforços para recuperar e proteger as pessoas dos destroços. A situação é particularmente devastadora, pois afeta pessoas refugiadas sírias que já fugiram de conflitos e se estabeleceram na Turquia, assim como pessoas que precisaram se deslocar dentro da Síria. Esse terremoto destruiu suas vidas e meios de subsistência mais uma vez. As duras condições de inverno e as fortes tempestades que atingem a região estão tornando a missão de recuperação ainda mais desafiadora. As pessoas afetadas pela crise sofrerão pelas condições extremas. Sem ter para onde ir, muitas ficarão nas ruas durante a noite.
A porta-voz da organização detalha que ações estão sendo feitas para auxiliar as vítimas:
A ActionAid está trabalhando com parceiros na região para avaliar com urgência as necessidades prioritárias. Estaremos trabalhando para fornecer abrigo, comida e roupas quentes. Sabemos que mulheres, meninas e comunidades marginalizadas são sempre impactadas desproporcionalmente por desastres. Seguiremos trabalhando para apoiar esses grupos vulneráveis após o terremoto.
Para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ActionAid: assessoria.imprensa@actionaid.org
Racha Nasreddine, Diretora da ActionAid na região árabe e baseada no Líbano, está disponível para entrevista.
Sobre a ActionAid
A ActionAid é uma organização global que trabalha com mais de 15 milhões de pessoas que vivem em mais de 40 dos países mais empobrecidos do mundo. Queremos ver um mundo justo e sustentável, no qual todos tenham direito a uma vida digna e estejam livres da pobreza e da opressão. Trabalhamos por justiça social e climática, por igualdade de gênero e erradicação da pobreza.