ActionAid: Acesso à água do sertão de Pernambuco ao interior de Uganda
Uma das maiores dificuldades do trabalho da ActionAid, no Brasil e no mundo, é superar a escassez de água, especialmente em áreas rurais, onde a agricultura familiar e as pequenas criações de animais são os meios de sobrevivência de muitas comunidades. Aqui no Brasil, a seca na região semiárida é um desafio histórico. Os projetos da ActionAid buscam soluções adaptadas ao bioma e ao clima dessa região e têm transformado a vida de inúmeras famílias.
Entretanto, as mudanças climáticas vêm prolongando e intensificando as secas de uma forma nunca vista. A crise hídrica já chegou às grandes cidades brasileiras, ameaçando o abastecimento de água e elevando os custos de energia. Porém, nas áreas rurais, para um número enorme de famílias e suas crianças, crise hídrica significa fome.
O quadro é dramático em todos os aspectos. As pessoas não têm a quantidade mínima de água necessária para as coisas mais básicas do dia a dia, como tomar banho ou limpar a casa. Nem mesmo para beber e hidratar o corpo adequadamente. É até difícil de imaginar. Mas não é só isso: falta água para irrigar os roçados ou manter uma pequena criação de animais. Consequentemente, a comida também fica escassa e a fome se alastra pelas comunidades.
Além desse, outro fator é especialmente cruel: a situação de seca faz com que muitas crianças não possam frequentar as escolas. Com isso, mais um direito básico, o acesso à educação, é desrespeitado. Como é possível dar a uma criança nessas condições a perspectiva de um futuro digno? Ao contrário, a desigualdade fica ainda maior.
Com a valiosa contribuição das nossas doadoras e doadores, conseguimos transformar milhares de vidas nas regiões mais empobrecidas do Brasil e de dezenas de outros países.
As iniciativas de acesso a água são prova disso. A construção de cisternas para captação da chuva e os sistemas de reutilização de águas são métodos que se adaptam às diferentes realidades que encontramos. Assim, beneficiamos escolas, famílias e comunidades inteiras. As histórias de Helen e Edras ilustram de forma fiel os impactos do trabalho da ActionAid em conjunto com nossas organizações parceiras.
A crise da água: no Brasil e no mundo
O Brasil enfrenta a pior seca dos últimos 91 anos. Imagens de satélites mostram que a superfície coberta por água no país diminuiu 15,7% em 30 anos. Mais de 86 milhões de pessoas não tinham acesso adequado a água em 2018. As populações rurais são as que mais sofrem: 33,3% têm abastecimento precário e 26%, ou seja, 5,6 milhões de pessoas, simplesmente não têm nenhum abastecimento.
No mundo, 920 milhões de crianças e adolescentes estão altamente expostos à escassez de água e, em 2019, uma em cada três pessoas não tinha acesso a esse direito fundamental. Em Uganda, por exemplo, mais de 21 milhões de pessoas vivem sem água segura para beber.
Água garante acesso à escola em Uganda
Helen tem 16 anos e vive em Uganda e faz parte do apadrinhamento da ActionAid. Até o ano passado, ela e seus colegas de escola tinham que andar cerca de 5km até o poço mais próximo, consumindo energia e tempo que poderiam usar para aprender.
A ActionAid, em parceria com a comunidade e o governo local, restaurou dois poços artesianos que estavam danificados, perto da escola de Helen e de uma outra da região. Hoje, mais de 900 famílias têm acesso próximo a água potável para beber, se lavar e produzir alimentos.
Helen e as outras crianças puderam voltar a estudar, pois as escolas haviam fechado por causa da Covid-19 e um dos requisitos para reabrirem era ter água para lavar as mãos. A ActionAid também incentivou a criação de dois comitês para tratar da manutenção dos poços.
Helen comemora a volta à escola:
Estou tão animada e feliz que a ActionAid esteve conosco nesse momento em que o acesso à água era um dos requisitos para as escolas abrirem. Caso contrário, poderíamos ter perdido todo esse tempo de aprendizado.
Reuso sustentável da água no sertão de Pernambuco
Edras tem 10 anos, é filho de agricultores e participa do apadrinhamento da ActionAid no sertão de Pernambuco. A escassez de água causada pelos longos períodos de seca é um dos maiores desafios das famílias da sua comunidade.
A ActionAid, junto com a organização parceira local Caatinga, está conseguindo mudar essa realidade. Em 2020, a família de Edras foi uma das 18 da região que receberam um sistema de reutilização de água para irrigar seus quintais agroecológicos.
Assim, por meio do uso sustentável da água essas famílias conseguem manter sua produção mesmo na estiagem. Isso estimula a agricultura familiar nas comunidades, promove uma alimentação de qualidade e gera renda, ajudando as famílias a terem autonomia financeira.
Nas atividades do projeto apoiado pela ActionAid, Edras também aprendeu sobre o uso consciente da água e a utilidade do sistema de reaproveitamento.
Veja o recado que Edras tem para você:
Combater a falta de acesso a água é combater a fome e a pobreza.
Faça uma doação extra de fim de ano e ajude milhares de pessoas a ter acesso ao bem mais básico de todos: a água.