Notícias
Histórias de Esperança: Centros infantis ajudam a manter crianças na escola no Nepal
Histórias de Esperança: Centros infantis ajudam a manter crianças na escola no Nepal
Em meio à pandemia do novo coronavírus, vivemos muitos desafios. Em momentos como este, é importante lembrar o quanto nossas ações de longo prazo são importantes para que as comunidades estejam mais fortes para enfrentar crises. Vamos contar 9 histórias de esperança que mostram os impactos das doações que recebemos no último ano, antes do surto da Covid-19.
As histórias de Nabin, Istahil, Shinaha, Matsishido, Vestine, Agostinho, Sindy, Charles e Victor mostram as transformações que o Apadrinhamento torna possíveis no mundo todo. Vamos celebrar as mudanças que conquistamos e nos inspirar para continuar fazendo a diferença!
No Nepal, conseguimos ajudar 1.500 crianças a continuar na escola e melhorar seus rendimentos nos estudos.
Sabe por que essa foi uma grande conquista? Em Kathmandu, a capital do país, milhares de pessoas vivem em favelas urbanas sem saneamento básico nem água encanada, em casas mínimas e sem segurança. Os impactos desse cenário nas vidas das crianças são dramáticos: elas estão sujeitas a violência e abuso e sua educação é muito prejudicada.
Ainda que a maioria das pessoas nessas favelas sejam alfabetizadas, pais e mães não são capazes de guiar seus filhos nos estudos. Com isso, as crianças aprendem muito pouco e, por medo de serem punidas ou humilhadas, muitas abandonam a escola.
Os recursos direcionados através do apadrinhamento apoiaram a criação e manutenção de 13 Centros Educacionais Infantis em favelas de Kathmandu. Nesses espaços de aprendizagem, as crianças têm um ambiente seguro em que recebem apoio para, por exemplo, completar seus deveres de casa.
Além do apoio nos estudos, a convivência nos centros ajuda as crianças a se expressarem melhor, a interagirem, a se relacionarem com seu entorno e a enxergarem a importância da educação para alcançarem seus objetivos na vida. Os efeitos são duradouros.
Nos últimos anos, percebemos que os jovens que participaram do programa têm mais facilidade de conseguir empregos após terminarem o Ensino Médio do que aqueles que não haviam frequentado os centros de aprendizagem.
Nabin, de 13 anos, é uma das crianças beneficiadas. Seu pai trabalha na construção civil e sua mãe cuida da casa e de sua irmã de 18 meses:
Eu tinha dificuldades em inglês e matemática, mas meus pais não podiam pagar um professor particular. Eu ia para a escola sem ter feito os deveres. Às vezes, eu era punido pelos professores e me sentia muito constrangido. Estava sem vontade de continuar a estudar. Minha vida mudou quando meus pais descobriram os centros educacionais apoiados pela ActionAid. Lá, temos um facilitador que nos guia nos deveres de casa e também temos atividades recreativas. Estou mais seguro nas matérias em que, antes, eu tinha dificuldade. Eu adoro desenhar no meu tempo livre, e estou melhorando nisso também. Gosto muito de desenhar personagens. Já até participei de competições de desenho e ganhei alguns prêmios!
O apoio dos nossos doadores nos ajuda a dar esperança a crianças como Nabin e a famílias inteiras.
Obrigado à ActionAid, que apoia esse conceito incrível que é o Centro Educacional Infantil. O centro ajuda crianças como eu a aprender, crescer e seguir nossos sonhos. Eu sonho em ser professor e ajudar crianças como eu a terem seu direito à educação garantido.
Permanecer firmes em tempos de crise nem sempre é fácil, mas histórias como a de Nabin são lembranças de que somos, sim, capazes de enfrentar as dificuldades. Juntos, seguimos dando às crianças que apoiamos a oportunidade de seguir transformando suas próprias vidas.
Escolha os sites das outras sedes pelo mundo.