Notícias

Rose: inspirando um futuro melhor para meninas no Quênia

Saiba mais

Educação para a Vida

07 / 02 / 2018

Rose: inspirando um futuro melhor para meninas no Quênia

Essa é a Rose Sikukuu. Ela representa a esperança para muitas meninas da sua comunidade em Kacheliba, no Quênia, pois conseguiu passar nas provas da escola primária e, contra todas as probabilidades, entrou na escola federal do seu distrito. Rose é uma líder natural, pró ativa e focada nos seus sonhos, que vão muito além da pequena casa onde vive e que hoje chama de casa. Ela espera que seu esforço sirva para inspirar outras meninas da sua comunidade a terem uma vida melhor:

Estou feliz por ter passado nas provas. Quando terminar o ensino médio vou para a universidade estudar medicina e ser médica. Temos poucos médicos da nossa área e muitas mulheres perdem a vida por complicações do parto ou da prática de mutilação genital feminina.

O sobrenome “Sikukuu” se traduz em “o excelente dia” e é comumente usado para se referir ao Natal. Rose nasceu no dia de Natal há 14 anos, mas sua vida não tem sido apenas de ótimos dias. Quando tinha 10 anos, fugiu de casa ao perceber que seus pais planejavam levá-la para realizar a MGF e depois casá-la com um homem mais velho. Quem a acolheu foi Jane, que faz parte do grupo local de mulheres que apoiamos na região. Jane já tinha recebido outras duas meninas que haviam fugido de casa pelo mesmo motivo.

Com o nosso apoio, o grupo de mulheres ajuda as meninas a voltarem a estudar, fornecendo suprimentos para suas necessidades básicas, e dando suporte no dia a dia para que elas tenham a chance de um futuro melhor. Além disso, elas trabalham para que as mulheres conheçam seus direitos, desenvolvam atividades de geração de renda e se alfabetizem.

Quer apoiar projetos como esse? Seja um doador da ActionAid!

 

Nina Borges

Assessora de Comunicação Digital

E-mail: nina.borges@actionaid.org