Notícias

Quintais produtivos: uma iniciativa que rende bons frutos

Saiba mais

Agroecologia e Clima

19 / 01 / 2018

Quintais produtivos: uma iniciativa que rende bons frutos

Foi a partir da nossa mobilização que aprendi a me defender e a lutar pelos nossos direitos. Quando alguém diz que eu não vou conseguir fazer algo, vou lá e mostro que eu sou capaz.

Em parceria com a Casa da Mulher do Nordeste (CMN), trabalhamos com agricultoras familiares para que elas se tornem agentes de seu futuro, livres de todo tipo de violência, capazes de atuar politicamente e de ampliar sua autonomia econômica. Com atuação em Pernambuco, a CMN oferece capacitação técnica para que mulheres enfrentem a situação de pobreza e exclusão nas áreas rurais e urbanas.

Bernadete Antonio da Conceição é uma das 50 mulheres beneficiadas pelo projeto de expansão de quintais produtivos no Sertão de Pajeú, no interior do estado, em 2017. Agora, os quintais não são apenas uma extensão do trabalho doméstico e, sim, um meio de produção diversificada de alimentos sem agrotóxicos tanto para consumo próprio, quanto para venda dos excedentes.

Assim, em um contexto de estiagem prolongada que assola a região há mais de seis anos, as agricultoras de Pajeú desenvolvem um importante papel na produção, gestão e comercialização dos frutos, gerando renda para as famílias, além da preservação sementes de diferentes espécies.

Através da CMN eu pude expandir os nossos quintais e construir o galinheiro que eu não tinha antes. Hoje a nossa principal fonte de renda vem da horta. Produzo pimentão, couve, maxixe, beterraba, abóbora, cenoura, acerola, graviola, goiaba, pinha, mamão, noni, banana, coqueiro, café, tamarino e romã.
Não foi só esse envolvimento que foi importante para mim, mas também as trocas de experiências com as outras mulheres do projeto. Pude falar mais sobre meu quintal e como mantenho ele.
Antes a gente era muito dependente dos nossos maridos. Depois dos projetos, a gente se libertou e hoje somos independentes.

Desde 2004, trabalhamos em parceria com a CMN pela autonomia econômica e participação política de milhares de mulheres. Valorizar e reconhecer o trabalho das mulheres no campo é também apoiar o desenvolvimento de suas famílias e comunidades. Graças ao apoio dos nossos doadores, conseguimos apoiar diretamente mais de 2600 através desse projeto.

Quer apoiar projetos como esse? Seja um doador da ActionAid!

ActionAid Brasil

E-mail: actionaid.brasil@actionaid.org