Notícias

Promovendo os direitos das crianças pela educação em Gâmbia

Saiba mais

Educação para a Vida

04 / 11 / 2017

Promovendo os direitos das crianças pela educação em Gâmbia

O acesso a uma educação pública de qualidade é um desafio em muitos países. Infelizmente, a situação não é diferente nas comunidades onde atuamos no norte da Gâmbia.

Uma pesquisa nossa apontou que 3990 crianças tinham condições de frequentar as escolas públicas da região, mas não estavam estudando. Por conta da grave situação de pobreza local a educação não é tida como principal prioridade por muitos pais. Para agravar, as escolas não possuem condições adequadas para receber as crianças: além da falta de treinamento dos professores, em algumas escolas faltava também água potável para elas beberem.

Para mudar essa situação, lançamos uma campanha para conscientizar os pais da comunidade de Sotokoi sobre a importância da educação na vida das crianças. Isatou Bah tem 28 anos e é professora primária na escola da comunidade. Ela nos conta como as coisas mudaram desde então:

 Antigamente, as turmas costumavam ter, no máximo, 5 crianças. Hoje, graças à ActionAid, podemos atender a mais de 75 alunos em duas turmas de maternal. Além disso, podemos estar presentes na comunidade, conversando com os pais dos nossos alunos sobre a importância da educação desde a primeira infância.  Nada disso seria possível sem o seu apoio.

Junto com a campanha, criamos em outras comunidades o projeto Promovendo Direitos na Escola para os jovens que já frequentavam as aulas, mas estavam desmotivados.  Ainda investimos na construção de poços para garantir que as crianças tivessem acesso à água potável durante o dia.

Sabemos que além de um direito humano, a educação é fundamental para transformar o mundo. Por isso, investimos em projetos educativos de crianças e jovens para garantir que eles permaneçam na escola e tenham a chance de superar a pobreza e ter uma vida digna. Quer apoiar projetos como esse? Seja um doador da ActionAid!

 

Nina Borges

Assessora de Comunicação Digital

E-mail: nina.borges@actionaid.org

OUTRAS NOTÍCIAS