Notícias

Música e dança levam conhecimento para agricultores na África Ocidental

Saiba mais

Mulheres e Meninas

20 / 06 / 2017

Música e dança levam conhecimento para agricultores na África Ocidental

Trabalhamos com um grupo de comunicadoras tradicionais chamado Kanyeleng para levar informações sobre práticas agroecológicas de forma envolvente e divertida às comunidades rurais no Senegal e na Gâmbia.

Meninas assistem à apresentação em Touba Kolong, na Gâmbia

Sabemos que as mudanças climáticas têm um impacto muito maior na vida das pessoas que vivem em situação de pobreza. Isso porque elas não precisam de especialistas para dizer que o clima está mudando; elas sentem na pele quando plantam ou cuidam de seus animais. Muitas vezes, elas também sabem o que é preciso para se adaptar a essas mudanças – e só precisam de algum apoio para colocar suas soluções em ação. É aí que entramos.

As apresentações também são atividades de lazer para as crianças

Nossos parceiros capacitam agricultores familiares para que eles consigam proteger suas plantações e aumentar sua renda. Mas o nosso trabalho não para por aí, pois sabemos que o acesso à informação pode ser um desafio em países como o Senegal e a Gâmbia, onde nem todos têm acesso à televisão ou internet. É por isso que nesses países trabalhamos com um grupo de mulheres incrível chamado Kanyelengs.

Adam Sonko é uma das líderes do grupo de comunicadoras tradicionais

As Kanyelengs são comunicadoras tradicionais – mulheres poderosas que escrevem suas próprias músicas sobre questões importantes e depois viajam se apresentando para as comunidades. Embora elas cantem e dancem, suas músicas carregam informações relevantes para aquelas pessoas. Suas músicas também tocam no rádio, que ainda é um meio de comunicação muito forte na região, levando mensagens sobre agroecologia e adaptação climática para milhares de pessoas!

Nina Borges

Assessora de Comunicação Digital

E-mail: nina.borges@actionaid.org

OUTRAS NOTÍCIAS