Notícias

Mulheres transformam suas vidas após oficina de geração de renda na Nigéria

Saiba mais

Mulheres e Meninas

08 / 01 / 2018

Mulheres transformam suas vidas após oficina de geração de renda na Nigéria

80% das mulheres e meninas da comunidade de Sholu, na Nigéria, dependiam quase exclusivamente dos homens para sua sustentabilidade financeira. Apesar das mulheres serem agricultoras e plantarem uma grande variedade de alimentos, eles eram usados para consumo próprio e não eram comercializados.

Muitas sofriam com a violência doméstica e não conseguiam ter controle sobre suas próprias vidas. O impacto nas crianças também era grande e 45% delas não frequentavam a escola regularmente.

Em 2015, realizamos capacitação em atividades de geração de renda para 75 mulheres em cinco comunidades no estado de Kwara. Elas aprenderam a fazer itens de higiene, como sabonete líquido e detergente. Durante as atividades, conversamos sobre seus direitos e sobre como comercializar os produtos, para que elas tivessem alguma renda alternativa.

Em um ano, começamos a ver as mudanças e o crescimento dos seus negócios. Hoje constatamos que 90% das mulheres já possuem uma renda e conseguem garantir que seus filhos estudem.

Therese é uma delas. Ela é casada e tem seis filhos. Por conta de limitações financeiras, dois tiveram que largar os estudos, mas agora essa situação mudou:

Eu dependia apenas da agricultura, mas só conseguia produzir um pouco de milho e isso não era o suficiente para me sustentar e cuidar dos meus filhos, então dois deles tiveram que abandonar a escola. Foi então que eu participei do treinamento da ActionAid e me especializei em produção de sabonete líquido. Investi nisso e fico feliz em dizer que valeu muito a pena. Hoje, consigo vender, em média, 20 garrafas de sabonete nos fins de semana. Aprendi a costurar quando era adolescente e agora posso investir nisso também. Muito obrigada, ActionAid!

Trabalhamos para que as mulheres tenham autonomia e a chance de uma vida digna, livre de violência e sem pobreza. Sabemos que ao mudarmos a vida delas, mudamos a vida de todos a sua volta para melhor. Quer apoiar projetos como esse? Seja um doador da ActionAid!

Nina Borges

Assessora de Comunicação Digital

E-mail: nina.borges@actionaid.org