Notícias

Creches levam esperança de um futuro melhor para crianças na Etiópia

Saiba mais

Educação para a Vida

07 / 11 / 2017

Creches levam esperança de um futuro melhor para crianças na Etiópia

Há 5 anos, trabalhamos no distrito de Saba Boru, na Etiópia, para ampliar o acesso das crianças à educação primária. Quando chegamos não havia nenhuma creche na região e dados apontam que apenas 26% das meninas estavam matriculadas em creches. Isso porque a educação não era vista como algo importante, o que limitava as suas vidas às tarefas domésticas e ao cuidado da família.

Sabemos que a educação primária é fundamental para o desenvolvimento social, físico e intelectual da criança. Além disso, com as crianças na pré-escola suas mães têm tempo para trabalhar, gerando renda e autonomia. Por isso, investimos na construção de três creches na área rural de Saba Boru, beneficiando 132 crianças de até 7 anos.

Bizu Burka, 6 anos, mora com seus pais e dois irmãos e é uma dessas crianças. Hoje ela frequenta a creche construída pela ActionAid:

Eu gosto de ir à escola em vez de ficar em casa. Eu gosto de encontrar meus amigos. Nós brincamos, desenhamos, aprendemos a escrever letras e ouvimos histórias umas das outras. Tenho vontade de me tornar professora quando crescer e ensinar crianças.

Apesar de muito jovem, Bizu trouxe grandes mudanças para sua comunidade. Ao vê-la se comunicando melhor e diferenciando letras de números, outros pais começaram a valorizar a educação e matricularam seus filhos na creche. Como resultado, a taxa de escolarização dobrou desde que as novas creches abriram!

Além de um direito humano, a educação é fundamental para transformar o mundo. Por isso, investimos em projetos educativos de crianças e jovens para que eles consigam superar a pobreza. Quer apoiar projetos como esse? Seja um doador da ActionAid!

 

Nina Borges

Assessora de Comunicação Digital

E-mail: nina.borges@actionaid.org

OUTRAS NOTÍCIAS