Notícias

Campanha em Defesa do Cerrado alerta para impactos da destruição do bioma

Saiba mais

Agroecologia e Clima

22 / 03 / 2017

Campanha em Defesa do Cerrado alerta para impactos da destruição do bioma

Desmatamento do Cerrado já está causando racionamento de água em alguns estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Diferentes estudos da Universidade Federal de Goiás, da Universidade de Brasília, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e da Brown University apontam que o desmatamento do Cerrado é uma das principais causas para esta crise. Isso porque este bioma é considerado o berço das águas, já que é lá onde estão localizados os três grandes aquíferos que abastecem boa parte do país: Guarani, Urucuia e Bambuí. Sabia que 52% do Cerrado já foram destruídos?

O Cerrado ocupa um quarto do território nacional e está localizado no coração do Brasil, abrangendo 13 estados. Apesar de sua importância para o equilíbrio ambiental, o Cerrado tem sido destruído nas últimas décadas para a expansão do agronegócio e grandes empreendimentos, o que levou ao desmatamento de mais de 50% da sua vegetação.

A legislação brasileira não garante plena proteção ao Cerrado. Apenas 11% do Cerrado estão protegidos por reservas ou áreas de preservação, comparados com quase 50% da Amazônia. Enquanto um proprietário de terras é obrigado a proteger 80% da floresta se sua fazenda estiver na Amazônia, no Cerrado essa porcentagem cai para 35%. Em outras palavras, o desmatamento é permitido, legal, e, portanto, ainda mais comum.

Com o objetivo de alertar a sociedade para esse e outros impactos, 43 organizações e movimentos sociais se uniram para lançar a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado. A campanha busca valorizar a biodiversidade e as culturas dos povos e comunidades do Cerrado, que lutam pela sua preservação. O tema Sem Cerrado, sem água, sem vida reforça o papel central do Cerrado no abastecimento de água do país.