Notícias

Burundi: lugar de criança é na escola

Saiba mais

Educação para a Vida

26 / 09 / 2017

Burundi: lugar de criança é na escola

Sabemos que além de um direito humano, a educação é fundamental para transformar o mundo. Por isso, investimos em projetos educativos de crianças e jovens para que eles permaneçam na escola e tenham a chance de superar a pobreza.

No Burundi, a comunidade de Ramvya sofria com a ausência de creches, fazendo com que as crianças tivessem que caminhar 5 km até a escola mais próxima e atravessar caminhos perigosos para chegar até lá. Graças ao apoio dos nossos doadores, conseguimos construir uma escola na vila, beneficiando mais de 300 crianças, que agora não precisam mais caminhar longas distâncias.

Antes, mais da metade das crianças da aldeia não estudava, pois era praticamente impossível atravessar rios e vales para chegar às escolas de outras comunidades. Até que um dia os pais se mobilizaram e criaram um comitê para pressionar a administração local a seguir os padrões educativos nacionais. Juntos, eles procuraram a ActionAid com um projeto para a comunidade.

Além de ajudar na construção da infraestrutura, promovemos treinamento para os 72 pais do comitê local sobre gestão escolar e promoção dos direitos das crianças.

Frederico Nyomgabo, 40 anos, participa do comitê e é professor da escola. Ele fica aliviado que seus dois filhos não precisam mais correr perigo percorrendo um longo caminho para estudar:

Quando me lembro de como meus dois filhos pequenos tinham que atravessar 5 km até chegar na escola, considero isso um milagre para eles. Hoje em dia são felizes porque não precisam mais caminhar tanto, e sobra tempo para descansar e brincar em casa.

Torne-se um doador e nos ajude a transformar a vida de milhões de crianças em mais de 40 países no mundo!

 

Nina Borges

Assessora de Comunicação Digital

E-mail: nina.borges@actionaid.org