Notícias

Agroecologia fortalece mulheres e transforma vidas

Saiba mais

Agroecologia e Clima

06 / 09 / 2017

Agroecologia fortalece mulheres e transforma vidas

Edna com suas filhas na horta de casa

Milhares de mulheres rurais estão utilizando práticas agroecológicas em 9 estados do Brasil para transformar suas vidas, com o nosso apoio.  Elas produzem alimentos saudáveis e geram renda, movimentando a economia local e promovendo uma vida digna e sustentável para suas famílias.

Na Zona da Mata de Minas Gerais, nosso parceiro Centro de Tecnologia Alternativa (CTA) trabalha para fortalecer a transição agroecológica dos agricultores familiares da região. As famílias passam a adotar práticas agroecológicas em seus quintais, aumentando sua renda e meios de subsistência e diversificando a produção. Mas a agroecologia vai além: sua prática promove a igualdade de gênero, chamando atenção para questões do dia a dia, como a divisão das tarefas domésticas entre homens e mulheres.

Edna é agricultora e vive na Zona da Mata de Minas Gerais com seu marido e duas filhas. Graças ao apoio do CTA ela conseguiu dobrar sua renda mensal.

Quando as meninas nasceram eu falei: ´Não vou dar veneno pra elas comerem´. Isso foi me animando cada vez mais. Até essa época a gente plantava apenas para o consumo próprio.

Foi então que o CTA convidou a gente para vender na primeira feira agroecológica da região. Antes de começar a vender, o meu trabalho era dentro de casa. Hoje eu participo também do grupo de mulheres, que já tem umas 40 agricultoras. O CTA trabalha esse projeto com dez municípios. As mulheres unidas é a força total mesmo.

Com as feiras nossa renda também mudou muito. Chegamos a quase 50% a mais do que a gente conseguia de renda antes. E isso incentiva a gente. Faz mais de 10 anos que eu não compro nada de fruta, legumes e verduras no mercado. É tudo aqui da nossa horta.

Isso é muito mais do que só economizar, né? Foi muito gratificante começar a produzir, ganhar pela primeira vez a minha renda com algo que eu fazia com as minhas próprias mãos.

Apenas em 2016, o nosso parceiro CTA treinou mais de oito mil agricultores com práticas agroecológicas para melhorar sua alimentação e ampliar sua renda. Além disso, mais de cinco mil crianças e jovens participaram de atividades educativas sobre agroecologia.

Trabalhamos para que as mulheres tenham autonomia e a chance de uma vida digna, livre de violência e sem pobreza. Sabemos que ao mudarmos a vida delas, mudamos a vida de todos a sua volta para melhor.

Torne-se um doador e nos ajude a transformar a vida de mulheres como Edna!

Nina Borges

Assessora de Comunicação Digital

E-mail: nina.borges@actionaid.org

OUTRAS NOTÍCIAS