Notícias

2017 foi um ano de muitas conquistas para a ActionAid

Saiba mais

Mulheres e Meninas

13 / 12 / 2017

2017 foi um ano de muitas conquistas para a ActionAid

2017 foi um ano muito especial para nós, pois comemoramos 10 anos de apadrinhamento. Nosso trabalho tem se ampliado ano após ano graças ao apoio dos nossos doadores: hoje ajudamos mais de 300 mil pessoas a acessarem direitos fundamentais como a educação e a alimentação no Brasil. Também atuamos pela igualdade de gênero e para que as mulheres conheçam seus direitos e tenham uma vida livre de violência.

UM NOVO OLHAR SOBRE O NOSSO TRABALHO

Sabemos que as mulheres são as que mais sofrem com a pobreza e a desigualdade. Por isso, a nossa nova estratégia Ação para um Brasil Justo trará uma perspectiva feminista para o trabalho que fazemos. Isso quer dizer que estaremos ainda mais atentos às desigualdades na nossa sociedade e procuraremos priorizar as mulheres em todas as nossas ações.

CIDADES SEGURAS PARA AS MULHERES

Lançamos o relatório De quem é a cidade? Uma avaliação da segurança urbana para mulheres em 10 países. O estudo tem como desdobramentos um ranking desses países e recomendações de medidas a serem adotadas pelos governos para tornar suas cidades mais seguras para as mulheres.

POR UMA DIVISÃO JUSTA DO TRABALHO DOMÉSTICO

Este ano, também lançamos a campanha Pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico, que procura sensibilizar toda a família para a importância de todos compartilharem as responsabilidades e tarefas da casa, tirando o peso excessivo que recai sobre as mulheres e alonga sua jornada de trabalho. A campanha mobilizou mulheres de sete estados do Nordeste.

AGROECOLOGIA COMO MODO DE VIDA

Estamos fortalecendo cada vez mais nossos projetos de agroecologia. Com isso, milhares de famílias rurais estão produzindo alimentos para consumo e comercialização sem o uso de pesticidas, garantindo assim um alto valor nutricional para as crianças e suas famílias.

NÃO HÁ COMIDA SEM ÁGUA

Mas não podemos falar em alimentação saudável sem falar em água e ela está ameaçada. É no Cerrado onde nascem as três principais bacias hidrográficas da América do Sul, no entanto, mais de 50% dele já foram desmatados. Isso já está causando vulnerabilidade a vários povos que vivem na região e tem no extrativismo e na produção de alimentos o seu meio de vida. Também está impactando no abastecimento de água de grandes cidades, como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Em sua defesa, lançamos a campanha Sem Cerrado, Sem Água, Sem Vida e uma petição para pedir a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que transforme o bioma em patrimônio nacional como a Amazônia e a Mata Atlântica.

JUNTOS PELA MESMA CAUSA

Nossa embaixadora Julia Lemmertz gravou o novo filme de Captação. Assista!

MELHORES ONGS É NOSSO

Ganhamos o prêmio da categoria melhor organização em direitos humanos e fomos reconhecidas como uma das 100 melhores ONGs do Brasil para se doar no quesito gestão e transparência na primeira edição do Prêmio Melhores ONGs de 2017, da Revista Época e do Instituto Doar.

ELES POR ELAS TAMBÉM

Nosso gestor de projetos Avanildo Duque foi o primeiro ganhador da categoria Eles por Elas do Prêmio Cláudia 2017.

EMERGÊNCIAS COM UMA ABORDAGEM DE DIREITOS

Seca na África: como sua doação está mudando vidas 1

Apenas esse ano, respondemos a 16 novas emergências, alcançando mais de 450 mil pessoas. Respondemos à seca no Chifre da África, levamos ajuda para os refugiados Rohingya em Bangladesh e atuamos em mais 14 emergências, levando alimentos, água potável, kits de emergência e ferramentas de sobrevivência a milhares de mulheres, jovens e crianças.

NOSSO MUITO OBRIGADA

Queremos agradecer aos nossos doadores, parceiros, apoiadores e à equipe da ActionAid no mundo inteiro pela solidariedade e comprometimento no trabalho de combate à pobreza. Graças a vocês um mundo mais justo é possível. Trabalhamos com 15 milhões de mulheres, homens, jovens e crianças de que vivem em situação de pobreza para que eles conheçam os seus direitos e criem estratégias para mudar suas vidas.

Nina Borges

Assessora de Comunicação Digital

E-mail: nina.borges@actionaid.org

OUTRAS NOTÍCIAS