ActionAid na Mídia

Veja o que estão falando sobre a nossa organização e descubra como podemos colaborar com a sua reportagem.

Compartilhe

Juliana Câmara

Assessora de Imprensa

14 / 10 / 2016

Nota de disponibilidade de porta-voz para Cúpula dos BRICS em Goa, na Índia

A organização internacional de combate à pobreza ActionAid informa que seu assessor de Políticas, Gerardo Cerdas Vega, está em Goa, na Índia, acompanhando o encontro da sociedade civil que acontece em paralelo à reunião dos líderes de Estado do BRICS, que acontece no próximo fim de semana.

Sobre os debates sobre o Banco dos BRICS que devem dominar a Cúpula oficial, Gerardo comenta:

Precisamos assumir algo básico, que é o fato de que as pessoas estão em primeiro lugar. Isso nos obriga a uma completa inversão de nossos valores e concepções arraigadas. É claro que tudo isso pode parecer utópico, mas estes encontros devem servir para pensar em algo que não seja a mera repetição do status quo e para estabelecer um diálogo para imaginar alternativas para o que já temos em termos de desenvolvimento. Precisamos focar em políticas que efetivamente incluam os excluídos, especialmente as mulheres, em sistemas de proteção social amplos e de qualidade. Precisamos respeitar os direitos dos povos indígenas e tradicionais de todo o mundo, começando pelo direito à terra. E precisamos priorizar a superação da violência contra as mulheres e a violência racial. Em todas essas agendas, os países do BRICS têm dívidas. A sociedade civil dessas nações deve buscar pontes para repensar essas questões do ponto de vista da governança global.

Desde o lançamento do Banco dos BRICS, a sociedade civil desses países tem criticado a reprodução de um modelo de desenvolvimento econômico que prioriza o lucro e aprofunda desigualdades.

Juliana Câmara

Assessora de Imprensa

E-mail: juliana.camara@actionaid.org