ActionAid na Mídia

Veja o que estão falando sobre a nossa organização e descubra como podemos colaborar com a sua reportagem.

Compartilhe

Juliana Câmara

Assessora de Imprensa

24 / 02 / 2017

Famosas como Carol Oliveira, Carla Lemos e Thaeme se juntam à ActionAid em campanha contra o assédio

No carnaval, muitos pensam que os direitos de mulheres e meninas são brincadeira. E é para chamar atenção para a necessidade de combater a cultura do assédio nos dias de folia e durante todo o ano que famosas como a atriz Carol Oliveira e a blogueira Carla Lemos, do Modices, se juntam à organização internacional ActionAid e o site  Enjoei na campanha #aCulpaNãoéDaRoupa, lançada esta semana. Elas vão usar seus canais nas redes sociais para apoiar a ação, além de terem doado peças de roupas para serem vendidas na lojinha da organização no Enjoei. O valor das vendas será revertido para o trabalho da ActionAid, que atua pelo fim da pobreza e das desigualdades, inclusive as de gênero. Uma pesquisa divulgada pela organização em maio deste ano mostrou que 86% das brasileiras ouvidas já sofreram assédio em público em suas cidades.

– Não importa o tamanho da saia, short ou vestido que eu resolva usar. Penso que por trás de uma roupa está uma pessoa que merece todo o respeito: tanto como mulher quanto como cidadã. Toda mulher tem o direito de escolher o que vai usar, independentemente do tamanho, da cor, do modelo e do lugar. Sou mulher, maior de idade, trabalho desde cedo, e tenho a capacidade de discernir o que eu quero vestir e como me portar decentemente de acordo com a minha visão de mundo. Incabível aceitar que um estupro pode ser justificado pela roupa de uma mulher. Basta! – diz a atriz Carol Oliveira.

Além de Carol e Carla, a campanha ganhou o apoio valioso da atriz Dani Moreno, das cantoras Thaeme e Hananza, das stylistsCarla San e Thais Farage e das blogueiras Lela Gomes; Amanda Armelim, do Sai Daqui; Ana Soares, do Hoje Vou Assim off; Thais Marques, Marina Fabri e Sabrina Olivetti, do Coisas de Diva; e Luly Mendonça, do Diário de Plebeia.

– É muito importante que tenhamos mulheres influentes e capazes de dialogar com um público mais amplo mobilizadas contra esta enorme violência que é o assédio. Sabemos que, pela cultura machista em que vivemos, ela tende a ser potencializada no carnaval, quando a liberdade para brincar pode se confundir com a liberdade para violentar. Mas é bom frisar que o assédio, pela experiência ou pelo medo, limita o direito de ir e vir das mulheres o ano inteiro – diz Glauce Arzua, coordenadora de campanhas da ActionAid.

As peças de roupa doadas pelas famosas estão disponíveis no site  https://www.enjoei.com.br/aculpanaoedaroupa. O engajamento, no entanto, vai muito além da compra. Todos e todas são convidados a divulgar a hashtag #aCulpaNãoéDaRoupa, com depoimentos sobre a importância de se combater a cultura do estupro.

Sobre a ActionAid

A ActionAid é uma organização internacional de combate à pobreza, que atua no Brasil desde 1999. A organização trabalha pelos direitos das mulheres, por entender que elas estão entre os grupos mais vulneráveis à pobreza, devido às desigualdades históricas de gênero no Brasil e no mundo. Em 2014, a ActionAid lançou a campanha Cidades Seguras para as Mulheres, que pede a melhoria da qualidade dos serviços urbanos, como iluminação e transporte, a fim de tornar os espaços menos propícios às violências de gênero, entre elas, o assédio e o estupro. Desde então, a organização vem se engajando no debate e no combate à cultura do estupro.

Sobre o Enjoei

enjoei.com.br é um site de todos nós. Através dele, a gente devolve para o mundo as coisas que a gente não usa. Nasceu em 2009, inicialmente como um blog, e hoje já soma mais de 2,5MM de enjoos, que vão desde moda feminina a produtos eletrônicos.

Juliana Câmara

Assessora de Imprensa

E-mail: juliana.camara@actionaid.org