ActionAid na Mídia

Veja o que estão falando sobre a nossa organização e descubra como podemos colaborar com a sua reportagem.

Compartilhe

Juliana Câmara

Assessora de Imprensa

30 / 01 / 2018

AVISO DE PAUTA: Desmontes na educação pública brasileira serão tema de debate no Rio de Janeiro

Evento organizado pela ActionAid trará à cidade o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara

RIO DE JANEIRO, 30.01.18 – A organização internacional de combate à pobreza ActionAid realiza às 18h da próxima quinta-feira (01/02/2018), no Rio de Janeiro, debate sobre os desmontes na educação pública brasileira. Intitulado de “Não é crise, é crime!”, o evento contará com a presença de Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Géssica Guimarães, professora do Departamento de História da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Bianca Campos, coordenadora nacional do Levante Popular da Juventude; e Gabriel Richards, que participou do movimento de ocupação das escolas em 2016.

Sobre a mesa, estarão temas como a reforma do Ensino Médio brasileiro, a crise da UERJ, a Emenda Constitucional 95/2016, que prevê o congelamento de gastos pelo governo, as tendências de privatização dos serviços públicos num contexto de aprofundamento da pobreza, e perspectivas para o campo da educação neste ano de eleições.

Discutir educação em ano eleitoral é imprescindível para qualificar o debate e as propostas para a área. Normalmente, a superficialidade reina neste período. Os candidatos dizem apenas que educação é prioridade, mas não apresentam nenhuma proposta concreta para resolver os problemas da área e materializar seus slogans. O Brasil precisa ir além do marketing político”, avalia Daniel Cara, para complementar: “Com este evento, a ActionAid abre espaço  para discutirmos como tirar o país do atraso educacional, procurando soluções estruturais, mas de modo que todos possam entender, sem tecnicismos que elitizam o debate, afastando a população da discussão sobre as políticas públicas”.

Daniel Cara é coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação desde 2006. Doutorando em Educação pela USP e mestre em Ciência Política pela mesma universidade, foi coordenador dos eixos de gestão, financiamento e controle social nas conferências nacionais de educação por três anos. Em 2015, foi delegado oficial brasileiro no Fórum Mundial de Educação (UNESCO/ONU) que ocorreu em Incheon, na Coreia do Sul. É blogueiro do UOL e foi vencedor do Prêmio Darcy Ribeiro em 2015, concedido pela Câmara dos Deputados, em nome do Congresso Nacional.

O evento “Não é crise, é crime!” é o terceiro da série Papo de Bar, que acontece no Bar Ernesto, na Lapa, desde 2017. O evento surgiu com o objetivo de reunir nomes de referência em áreas estruturais para o combate à pobreza no Brasil, a fim de debater estratégias para a superação desta condição no país.

SERVIÇO

O que: Papo de Bar – 3ª edição – Não é crise, é crime!

Quando: Quinta-feira, 01.02.2018, a partir das 18h

Onde: 2º piso do Bar Ernesto – Largo da Lapa, 41, Lapa

Para outras informações:

Juliana Câmara – 21 99762-2519

Marcelo Montenegro – 21 98904-9351

Julia de Cunto – 21 99771-6085

Sobre a ActionAid

A ActionAid é uma organização internacional de combate à pobreza presente em mais de 40 países. No Brasil, está desde 1999 e trabalha com os temas de educação, igualdade de gênero, acesso à alimentação e recursos naturais, e participação e democracia – questões que considera estratégicas para a superação das desigualdades e injustiças sociais.

No campo da educação, a organização é membro-fundadora do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Entre as principais conquistas dessa articulação, estão a incidência política no processo de criação e regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), e a garantia da tramitação do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE Lei 13.005/2014) e da Lei 12.858/2013, que destina receitas provenientes de recursos petrolíferos para a educação e saúde.

Além disso, a ActionAid implementa projetos de educação em comunidades rurais e urbanas do país. Investe em ações de reforço escolar e pré-vestibulares comunitários, para que crianças e jovens que enfrentam uma realidade de violência em cidades brasileiras tenham a oportunidade de estudar em um ambiente acolhedor e, nas áreas rurais, apoia uma educação contextualizada, que utiliza conteúdos que valorizam a cultura e a identidade tradicionais.

Juliana Câmara

Assessora de Imprensa

E-mail: juliana.camara@actionaid.org