Histórias de Mudança

Conheça a história de Zeinab

Saiba mais

Nina Borges

Zeinab

Zeinab tem 10 anos e mora em uma vila na parte antiga de Zanzibar, na Tanzânia. Ela faz parte do nosso programa de apadrinhamento e adora ir para escola, tanto que quer ser professora quando crescer.

Graças ao nosso apoio, sua vila tem uma escola e um hospital, além do famoso Clube de Meninas, do qual Zeinab participa. Durante os encontros, as meninas conversam sobre seus direitos, sobre violência e como se prevenir de abusos sexuais. Pode parecer cedo para começar a falar disso, mas a verdade é que mais de uma em cada 20 mulheres afirmam ter sofrido violência sexual antes dos 18 anos, em Zanzibar, de acordo com um relatório da Unicef.

Na escola temos um Clube de Meninas. Lá conversamos sobre violência e o que devemos fazer para nos proteger, por exemplo, não andar sozinha perto de matagais e não buscar água desacompanhada. Além disso, nunca devemos aceitar nada de desconhecidos, como celulares ou dinheiro.

Zeinab caminha para escola com suas amigas Rahma, 11, e Asha, 10. Agora elas sabem que é importante andar em grupo e evitar qualquer abordagem de estranhos.

Aprendemos sobre os direitos das crianças – que temos direitos, direito de ter uma educação e de sermos ouvidas. Nós conversamos sobre muitos assuntos, inclusive sobre violência, e tem uma caixa de sugestões onde podemos escrever o que estamos sentindo ou o que passamos e isso nos ajuda muito.

Zeinab e suas amigas fazem parte do nosso programa de apadrinhamento. Mas elas não são as únicas beneficiadas. Maryam, mãe de Zeinab, participou de oficinas de agricultura sustentável junto com outras mães e agora elas conseguem plantar mais legumes para o consumo das suas famílias.

Quer nos ajudar a fortalecer trabalhos como esse? Seja um doador!

Outras Histórias de Mudança