Histórias de Mudança

Conheça a história de Haady

Saiba mais

Nina Borges

Haddy Ceesay

Haddy Ceesay, 31 anos, tem quatro filhos. Ela mora em Jockul, uma comunidade rural na Gâmbia. Haddy é vice-presidente do grupo de capacitação local, um grupo de mulheres criado por nós para que elas consigam gerar renda e ter autonomia. Ela foi escolhida para liderar o grupo pelo seu entusiasmo. Muitas mulheres contam que ela não conseguia trabalhar sem cantar e sorrir, e que isso as motivava.

Antes desse projeto, eu só cuidava da horta. Agora, nós vendemos o que produzimos no mercado local e usamos a renda para comprar sementes. Assim consigo plantar e garantir a alimentação dos meus filhos.

Antes do início do projeto, as mulheres eram agricultoras, mas não conseguiam se sustentar apenas com o que plantavam. Com o grupo, elas aprenderam a fabricar sabão e a tingir tecidos, através das técnicas de tie dye e batik. Elas ainda receberam treinamento sobre como comercializar, financiar e administrar um negócio em nível comunitário.  Hoje, 40 mulheres dividem os recursos que sobram após a compra das sementes, que são usadas para produzir alimentos para suas famílias.

Sabemos que é importante ampliar o alcance deste trabalho, por isso criamos um sistema de treinamento de instrutoras, que são responsáveis pelo treinamento de outros grupos de mulheres. A intenção é que cada vez mais mulheres se interessem pelo projeto e tenham uma fonte de renda diversificada.

Como vice-presidente do grupo, uma das minhas principais tarefas é procurar outras fontes de apoio para o projeto e garantir que ele continue a crescer. Eu trabalhei em conjunto com a ActionAid desde o início e agora eles estão me ajudando a procurar redes de apoio locais. Eu já treinei  10 mulheres, que serão líderes e treinarão outros grupos. Isso é meu investimento no projeto para que ele continue a prosperar.

Quer nos ajudar a fortalecer trabalhos como esse? Seja um doador!

Outras Histórias de Mudança